Sexta-feira, 15 de Novembro de 2024

Exclusivo: Diretores dos Colégios Cívico-Militares de PG ainda não receberam orientações sobre transição para o novo modelo 

Com expectativa para a volta às aulas em 18 de fevereiro, colégios cívico-militares ainda não receberam orientações sobre os primeiros procedimentos a serem adotados
2020-12-11 às 15:57

Após consulta pública sobre a implementação do modelo cívico-militar em colégios da rede estadual do Paraná, 186 escolas aprovaram o novo sistema. Em Ponta Grossa, os colégios Professor Colares, Frei Doroteu de Pádua, José Elias da Rocha e Antônio Sampaio serão cívico-militares a partir de 2021.

A reportagem do D’Ponta News entrou em contato com os diretores destes quatro colégios e todos afirmaram que ainda não receberam informações sobre o procedimento de transição do sistema de educação atual para o cívico-militar.

O diretor do Colégio José Elias da Rocha, Ronaldo Beatriz, afirma que, depois da consulta pública, o colégio não recebeu mais nenhuma orientação. “A gente não sabe de nada, não temos nenhuma informação, porque em um dia estaria passado que seríamos contemplados com esta mudança, foi feita a votação sem muitos esclarecimentos. Feito isso, a comunidade optou pela mudança e não foi falado mais nada. Até o momento, a única coisa é que teve o credenciamento para diretores”, conta.

O diretor do Colégio Professor Colares, Douglas Gebeluka, afirmou que o Núcleo Regional de Educação e a Secretaria de Educação e Esporte do Paraná estão repassando as informações aos poucos, porque neste momento estão trabalhando no processo de credenciamento de diretores civis e militares. “Sobre uniformes já nos informaram que primeiro temos que ver quantos vamos precisar e depois solicitar, então não terá para o primeiro dia de aula”, conta Douglas.

No Colégio Frei Doroteu de Pádua, a diretora Adriane de Fátima Traleski explica que também não recebeu nenhuma orientação. “Não tenho essas informações. Como eu não vou ficar no ano que vem, acredito que estão repassando essas informações para quem for assumir a direção”, afirma.

Já no Colégio Estadual General Antônio Sampaio, a direção não estava presente e não se pronunciou.

O que diz o Núcleo Regional de Educação

De acordo com o Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa (NRE-PR), ainda não há orientações sobre como serão os primeiros dias de aula nos quatro colégios cívico-militares da cidade. Luciana Aquiles Sleutjes, chefe do NRE, afirma que neste momento a Secretaria de Educação e Esporte do Paraná (SEED-PR) está trabalhando no processo de credenciamento de diretores que atuarão nos 186 colégios cívico-militares em todo o Estado.

A chefe do NRE também afirma que a expectativa é de que a SEED repasse as informações sobre os procedimentos iniciais do novo modelo de educação ainda neste ano. “Queremos acreditar que até o final de dezembro chegue essas informações oficiais, mas eu acredito que ainda vamos discutir isso no mês de janeiro. A gente tem que trabalhar em cima de prioridades e a nossa prioridade, enquanto Secretaria, Núcleo e escolas é fechar o ano letivo”, destaca.

O início das aulas está marcado para o dia 18 de fevereiro, mas ainda não foi decidido se o retorno será presencial ou online, devido à pandemia.

Colégios Cívico-Militares no Paraná

No Paraná, 216 colégios da rede estadual participaram da consulta pública e 186 aprovaram o novo modelo. A votação teve a participação de 74 mil pessoas que optaram pela mudança em 86,1% dos colégios selecionados. Do total de votos, 55.443 foram favoráveis ao novo modelo. Em 25 unidades, a comunidade escolar optou por manter o modelo tradicional e em cinco escolas o quórum absoluto (metade mais um) não foi alcançado.

Foto: AEN