Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022

Fomento Paraná faz 1ª rodada do ano a prefeituras e lideranças no Norte e Campos Gerais

14/01/2022 às 18:07
Foto: Fomento Paraná

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e os assessores Emília Belinati e Jonny Stica concluíram nesta sexta-feira (14) mais um percurso pelo interior do Estado para reuniões com prefeitos e lideranças empresariais. Foram visitadas as cidades de Lupionópolis, Cafeara, Guaraci, Ângulo, Sarandi, Califórnia e Ortigueira.

Essas viagens iniciam mais um ciclo de encontros da direção da Fomento Paraná com lideranças políticas e empresariais regionais com o propósito de apresentar a instituição, firmar e reforçar parcerias.

“Essas reuniões são parte da diretriz do governador Carlos Massa Ratinho Junior para a Instituição ampliar sua rede de atuação e estar presente no maior número possível de municípios, levando o microcrédito e o crédito barato para os empreendedores informais, os MEIs e as micro e pequenas empresas”, afirma Heraldo Neves.

A Fomento Paraná oferece crédito de baixo custo para apoiar micro e pequenos negócios, bem como oportunidades de financiamento de projetos de infraestrutura e outras melhorias para o desenvolvimento dos municípios.

LUPIONÓPOLIS – A primeira parada foi em Lupionópolis na quinta-feira (13). Em pauta o fortalecimento da economia local e a importância do acesso a crédito para os empreendedores.

O município manifestou interesse em participar dos próximos cursos de formação de agentes de crédito da Fomento Paraná. Participaram da reunião o prefeito Antônio “Toninho” Peloso e a secretária de Administração e Finanças de Lupionópolis, Rosimeire Turozi.

Também estiveram presente a presidente da Associação Comercial e Industrial de Lupionópolis e Cafeara (Acolup), Monica de Carvalho, e as empreendedoras locais Mariane Zanon e Neuza Graciano.

CAFEARA – Na passagem por Cafeara, o prefeito Elton Lazaretti evidenciou a importância das visitas promovidas pela Fomento Paraná aos gestores locais e afirmou que pretende indicar um quadro para atuar como agente de crédito na cidade.

Além do prefeito, estiveram na reunião o prefeito de Nossa Senhora das Graças, Clodoaldo Aparecido, e empresários da região.

GUARACI – Em Guaraci foi discutido o financiamento a projetos de implantação de energia solar e de infraestrutura. O prefeito Sidnei Dezoti ficou de reativar a parceria com a Fomento Paraná indicando um novo agente de crédito. Estiveram presentes na reunião o prefeito, o presidente da Câmara de Vereadores, Rinaldo “Rosca” Santana, e funcionárias da Agência do Trabalhador.

ÂNGULO – A cidade de Ângulo fechou o primeiro dia de visitas. Por lá o prefeito Rogério Bernardo apresentou sugestões ao Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), operacionalizado pela Fomento Paraná, pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) e pelo Paranacidade.

O gestor local apresentou o projeto do parque industrial de Ângulo, que já foi aprovado no Plano Diretor da cidade e que pode se tornar uma fonte para geração de emprego e renda localmente.

SARANDI – Nesta sexta-feira (14) Heraldo Neves foi recebido no gabinete pelo prefeito Walter Volpato. Além dele, participaram do encontro o vice-prefeito Vladmir Garbuggio, e os secretários municipais José Sidney Gremes, da Fazenda; e Cinthya Gimenes, de Desenvolvimento Econômico. Também acompanharam a reunião Sara Godoi, diretora da Ação Trabalho e Renda, e a agente de crédito Thalyta Stecinski.

No encontro, Walter Volpato comentou sobre o crescimento do município, que passou de 100 mil habitantes, e falou sobre a importância do crédito nesse processo. “Para uma cidade que cresce desta maneira é muito importante disponibilizarmos crédito para a população alavancar os negócios”, afirmou.

Ele também manifestou interesse em ampliar a divulgação dos serviços da Fomento Paraná na cidade e destacou o grande volume de crédito contratado na cidade durante o período mais intenso da pandemia. Walter Volpato apresentou, ainda, o projeto do Paço Municipal de Sarandi, que terá recursos provenientes do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM).

CALIFÓRNIA – Em Califórnia, Heraldo Neves se encontrou com o prefeito Paulo Wilson Mendes e o presidente da Associação Comercial de Califórnia (Acec), Haziel Lucas. Eles falaram sobre a abertura da nova Sala do Empreendedor, que deverá iniciar os atendimentos em fevereiro, e alinharam ações para a promoção dos financiamentos de microcrédito no município.

Entre as medidas está a realização de ações mensais promovidas pelo Sebrae/PR para estimular o ambiente de negócios local. O presidente da Acec demonstrou interesse no estreitamento dos laços com a Fomento Paraná para ampliar a oferta de crédito aos associados, uma das maiores demandas dos empreendedores da cidade.

O encontro contou ainda com a participação do diretor da Acec, Hugo Bernardo, a secretária de Comunicação e Turismo do município, Beth Mendes, o assessor Jair Deretti, e o presidente da Câmara de Vereadores de Califórnia, Ronaldo Martins.

ORTIGUEIRA – À tarde, o diretor-presidente da Fomento Paraná visitou Ortigueira, nos Campos Gerais. Na cidade, ele conversou com os secretários Álvaro Mattos, de Governo, e Jéssica Carneiro, de Indústria Comércio e Turismo, que citaram a procura de empreendedores da região principalmente pelas linhas de financiamento para instalação de energia solar e por recursos do Banco do Empreendedor. Os representantes da Fomento Paraná manifestaram interesse também de trabalhar com a associação comercial local.

Os secretários apresentaram projetos que a prefeitura pretende implementar este ano, como o de um Hospital referência no atendimento à população do município.

da AEN