Com o objetivo de difundir o patrimônio alimentar dos imigrantes holandeses e indonésios que se estabeleceram no município, o Koffiehuis Confeitaria e Restaurante do Parque Histórico de Carambeí, reproduz receitas tradicionais para proporcionar ao público uma viagem pelo paladar.
A inclusão de novos produtos no cardápio é pensada com o intuito de trazer novos sabores e oportunizar aos turistas a vivência de novas culturas. Após alguns testes o chefe de cozinha do Koffiehuis, Leonardo Verschoor apresenta ao público o frikandel, uma tradicional receita holandesa. “Uma salsicha feita basicamente de peito de frango, suíno (lombo e bacon), e especiarias muito utilizadas na culinária holandesa, como o coentro e noz moscada”, explica o chefe de cozinha sobre o preparo do frikandel. O tradicional petisco típico holandês, com formato que lembra um embutido, é servido frito.
Verschoor sentiu-se motivado a incluir a receita no cardápio do Koffiehuis para atender ao pedido da comunidade. “Alguns amigos holandeses e até famílias tradicionais aqui da cidade sempre comentaram do frikandel e que sentem muita falta desta receita no Koffiehuis”, conta.
Além disso, o estabelecimento gastronômico está passando por um processo de restruturação do menu, como explica o chefe de cozinha. “Estamos trazendo novas opções no cardápio para realmente lembrar as tradições e evidenciar a culinária dos imigrantes. Deste modo, os clientes poderão degustar tradicionais receitas desses países sem precisar sair do Brasil”.
Serviço:
O Koffiehuis Confeitaria e Restaurante do Parque Histórico de Carambeí abre de terça a domingo, das 11h às 18h. O cardápio contempla as tradicionais e famosas tortas de Carambeí, porções de petiscos típicos e aos finais de semana almoço é preparado com receitas da culinária holandesa e indonésia. Mais informações e encomendas pelos telefones: 42 3231-5876 e 42 98433-4643.