Segunda-feira, 17 de Junho de 2024

Hospital da Criança recebe a maternidade do HU nesta quinta-feira (20)

2020-08-18 às 16:18

Os serviços obstétricos do Hospital Universitário da UEPG passam a funcionar no Hospital da Criança a partir de quinta-feira (20). O convênio de transferência, firmado entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa, Prefeitura Municipal e Governo do Estado, deve possibilitar 26 novos leitos clínicos para tratamento de pacientes de Covid-19 no HU-UEPG.

Com a transferência, o Hospital da Criança passa a ser um hospital materno-infantil. São transferidos para o HC os setores que atendem às gestantes e puérperas, do HU. Somente na maternidade do HU, são realizados cerca de 240 procedimentos por mês, entre partos normais, partos cirúrgicos e outros atendimentos obstétricos.  A transferência não prejudica os serviços já prestados pelo HC, onde continua a funcionar o Pronto Atendimento Infantil (PAI).

Para viabilizar a transposição, foram realizadas melhorias na estrutura do Hospital da Criança, além da cessão de profissionais do HU para atuação nos setores materno-infantis. Dentre as especialidades que passam a trabalhar no HC, estão os médicos obstetras, pediatras, radiologistas e anestesiologistas, e também profissionais nas áreas de enfermagem, farmácia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, odontologia e serviço social.

O reitor, Miguel Sanches Neto, enfatiza que a UEPG tem um compromisso com a comunidade. “Um compromisso que se expressa em várias ações voltadas para a formação e também para o atendimento e para o desenvolvimento econômico da sociedade dos Campos Gerais. Esta transferência expressa mais um destes compromissos: de fazer com que a estrutura existente no Hospital Universitário possa ser transferida para o HC, ampliando e melhorando o atendimento do HC e, ao mesmo tempo, liberando espaço no HU para o atendimento de pacientes Covid em leitos clínicos. É a universidade a serviço da comunidade”, destaca.

Para o vice-reitor, professor Everson Krum, que representa a UEPG no convênio com a prefeitura, as atividades de Obstetrícia e Pediatria do HU UEPG no Hospital da Criança vão propiciar que um novo hospital materno infantil, moderno e de qualidade, auxilie nos tratamentos de mulheres e crianças da região dos Campos Gerais. “Quem ganha é toda a população, que contará com um novo hospital que será referência para a saúde do Paraná”, comemora.

A diretora geral do HU, Luciane Cabral, destaca que a transferência dos serviços deve garantir a segurança das gestantes e crianças, além de ampliar a capacidade de atendimento à pandemia de Covid-19. “Fico feliz e grata às equipes administrativas, apoio e profissionais que tanto se dedicam aos pacientes e em especial neste momento de pandemia”, agradece a diretora geral do HU-UEPG, Luciane Cabral. Segundo ela, a gestão dos serviços materno-infantis é um desafio encarado com motivação pelas equipes.

Histórico

No dia 23 de abril, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, visitou o Hospital Universitário da UEPG e autorizou repasse de R$13,8 mi para a transferência dos serviços da Unidade de Terapia Intensiva Infantil, UTI Neonatal e Serviço de Cirurgia Pediátrica de Emergência do HU para o Hospital da Criança de Ponta Grossa.

Em 4 de maio, foi realizada a primeira reunião de planejamento entre as equipes dos Hospitais, da Universidade e da Associação Amigos do Hospital da Criança de Ponta Grossa. Nesta data, foram elencadas todas as providências administrativas e técnicas necessárias à mudança. Foram realizadas adequações estruturais e de equipamentos.

Da Assessoria / Fotos: Vanessa Hrenechen