Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2021
foto: Clebert Gustavo

Hospital Universitário abre novos leitos de UTI na ala COVID-19

11/01/2021 às 12:04

O Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa abriu nesse sábado (09) 06 novos leitos de UTI para pacientes com Covid-19. A ampliação faz parte do planejamento realizado para atender à resolução da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) que torna o HU-UEPG exclusivo para a doença causada pelo novo coronavírus e para casos de hemorragia digestiva.

O prédio anexo ao hospital, projetado para ser Maternidade via emenda parlamentar do deputado federal Aliel Machado, no valor de R$ 4 milhões, recebeu na última terça-feira (05) pacientes para que o prédio principal do HU-UEPG seja destinado exclusivamente à Covid-19. Com isso, a ala Covid passa a dispor de 46 leitos de UTI, 64 leitos clínicos e 04 leitos de emergência, totalizando 114 leitos.

O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, fala sobre a importância do prédio e da transferência de pacientes, que ficarão internados no segundo piso do anexo. “Foi providencial o término da ala de internação do prédio novo da maternidade, para podermos ampliar os leitos Covid-19, melhorar o isolamento dos pacientes e aumentar a segurança dos funcionários”, diz Sanches. Segundo o diretor técnico do HU-UEPG, Ricardo Zanetti, outro fator importante é que, com os profissionais sob pressão, o isolamento dos pacientes confere um pouco mais de tranquilidade para o trabalho das equipes.

O deputado federal Aliel Machado avalia que, neste momento difícil, a nova estrutura contribui para a melhoria no atendimento do HU. “Vejo com satisfação agora o prédio servindo como um recurso emergencial, apesar de originalmente ter sido projetado para outro fim”. Aliel destaca que o objetivo com a Maternidade era trazer alegria e vidas ao mundo, mas avalia que a decisão foi acertada. “É uma contribuição importante para o Hospital no combate à pandemia e que impacta com qualidade em saúde as populações local e regional atendidas pelo HU”, destaca.

Da assessoria/Foto: Aline Jasper