O Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) recebeu, nesta quinta-feira (26), a doação de seis mil ampolas da indústria farmacêutica União Química, por meio da empresa Pontamed de Ponta Grossa. O medicamento recebido é o Cisatracúrio, que é um bloqueador neuromuscular administrado em pacientes que estão intubados. O medicamento já está sendo utilizado no Hospital.
A quantidade doada é suficiente para tratar cerca de 300 pacientes, se a dose for administrada por um dia. O medicamento será utilizado na ala Covid do Hospital, em pacientes que estão em ventilação mecânica. Para o diretor do HU, Sinvaldo Baglie, as doações são sempre fundamentais e importantes para a assistência aos pacientes. “Tanto a indústria farmacêutica quanto as distribuidoras sempre impactam de maneira muito positiva no atendimento aos pacientes”, conta.
O diretor ressalta que é fundamental que a sociedade continue mobilizada. “Embora exista uma diminuição de internamentos, isso não significa que a pandemia acabou, então qualquer situação de inserção da sociedade e da indústria, em termos de doação, é fundamental para manter a assistência global ao paciente”, completa.
“Esse medicamento está escasso no mercado brasileiro, então a gente tem dificuldade de comprar o produto, devido à escassez”, explica Edmar Miyoshi, farmacêutico responsável técnico do HU. Para ele, a doação foi muito bem-vinda. “Vai dar um ânimo no pessoal que, além estar atendendo os pacientes, terão a possibilidade de utilizar o medicamento”, ressalta.
Fernando Parucker, diretor da Pontamed, empresa responsável por fazer a doação em nome da União Química, destacou a importância da doação para salvar vidas. “Especialmente em um momento de pandemia, fazer a doação de medicamentos para pacientes que necessitam é fundamental. O objetivo da Pontamed, em parceria com os grandes laboratórios, é também focar no trabalho social”. Fernando Parucker Junior, sócio da Pontamed, também destaca a satisfação pela doação dos medicamentos ao HU. “Reflete o nosso compromisso com a sociedade na qual estamos inseridos. Contribuir com a sociedade é reflexo dos valores da nossa empresa, é uma maneira de exercemos o nosso papel de empresa cidadã”, finaliza.
da CCOM UEPG