Nesta sexta-feira (05), a prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, esteve em reunião com o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, no Campus de Uvaranas da instituição. O encontro firmou um Acordo de Cooperação Técnico-Científica entre os órgãos, que auxiliará na revisão do Plano Diretor Participativo do município.
Ao D’Ponta News, a prefeita afirmou que a parceria representa um marco de avanço para Imbaú, além de celebrar a formalização do convênio com a UEPG. “[O Acordo] projeta nossa cidade rumo a um crescimento equilibrado, sustentável e justo, trazendo benefícios concretos para toda a população”, enfatizou. A prefeita Dayane Sovinski agradeceu, ainda, ao reitor da instituição e à secretária de Meio Ambiente, Dra. Naigler Jangada, que esteve à frente das conversas com a Universidade.
A secretária complementou que esta ação representa um avanço para a gestão, mas, sobretudo, para a sociedade, que poderá auxiliar na construção de uma cidade mais justa. Ela destacou, também, que neste acordo “o meio ambiente é colocado como ponto central das nossas escolhas e da nossa responsabilidade com as futuras gerações”.
O Acordo vem sendo elaborado desde o ano passado pela Secretaria de Meio Ambiente de Imbaú e, agora, conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento. O Plano Diretor Participativo é um instrumento construído de forma coletiva pela população, que orienta os planejamentos da administração pública, garantindo que o crescimento e as necessidades da cidade estejam alinhados ao que é pleiteado pela maioria.
A prefeitura, por meio das redes sociais, afirmou ainda que a participação da universidade nesse processo é essencial. “Garantindo embasamento técnico, científico e metodológico para que Imbaú avance de forma justa, sustentável e preparada para os próximos anos”, destacou a gestão.
Por Gabriel Aparecido, sob supervisão de Heryvelton Martins