há 10 horas
Matheus Gaston

João Nicolau Gonçalves, homem de 45 anos morto em um acidente na BR-277, em Palmeira, nos Campos Gerais do Paraná, era pastor e atuava como voluntário em Rio Bonito do Iguaçu, cidade do sudoeste paranaense devastada por um tornado com ventos de aproximadamente 300 km/h.
Mestre em Teologia Pastoral, João Nicolau integrava a Associação Central Paranaense (ACP) da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD). Em março deste ano, ele foi nomeado como diretor da Ação Solidária Adventista (ASA), Escola Sabatina e Ministério Pessoal da instituição.
Casado e pai de duas filhas, o pastor iniciou sua trajetória ministerial em 2004, em Santa Catarina, estado onde nasceu. De acordo com a ACP, desde então, João Nicolau teve diferentes papéis nas associações Sul e Norte Catarinense da IASD.
Nas redes sociais, o pastor fez publicações recentes em que apresentava a mobilização da comunidade adventista em prol das famílias afetadas pela passagem de um tornado em Rio Bonito do Iguaçu. O fenômeno confirmado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) matou seis pessoas no município.
Em um dos vídeos divulgados no último sábado (08), João Nicolau mostra um caminhão com quase sete toneladas de donativos arrecadados e que foram enviados aos moradores da cidade. Em outra gravação, o líder apresenta uma casa de apoio em Laranjeiras do Sul destinada aos membros da força-tarefa.
Além de reforçar a importância do voluntariado em suas falas, João Nicolau também reforçava sua forte relação com a fé e a religião. Uma das últimas postagens feitas pelo teólogo mostra ele e outros voluntários no telhado de uma casa danificada pelo tornado. O pastor ainda registrou e elogiou a entrega de marmitas produzidas na Carreta Solidária da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).
O acidente que matou João Nicolau Gonçalves aconteceu no fim da manhã desta sexta-feira (14), no KM 197 da BR-277, entre Irati e Palmeira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a colisão envolveu três veículos - ainda não há informações sobre o que motivou a batida.
O pastor estava em um Nissan Versa e não resistiu aos ferimentos. A reportagem do D’Ponta News apurou que o voluntário voltava de Rio Bonito do Iguaçu e estava a caminho de Curitiba, onde morava com a família.

Três ocupantes de um Honda HRV tiveram lesões que variam de leves a graves. O condutor de uma VW Saveiro não se machucou. Equipes do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Via Araucária, concessionária que administra o trecho, foram mobilizadas para prestar socorro.
O corpo de João Nicolau foi encaminhado à Unidade de Execução Técnico-Científica (UETC) de Ponta Grossa pela Polícia Científica. Informações sobre o velório e sepultamento da vítima devem ser divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal.