Terça-feira, 23 de Setembro de 2025

Lideranças da região destacam importância da nova torre do Hospital Universitário em PG

Gestores municipais marcaram presença no evento de assinatura da ordem de serviço para a realização das obras. Estrutura moderna beneficiará mais de 1 milhão de pessoas
2025-09-23 às 17:41
Divulgação

Prefeitos e prefeitas da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participaram da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção da nova torre do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG), em Ponta Grossa. O evento foi realizado na noite de segunda-feira (22). O projeto será viabilizado com um investimento total de R$ 107 milhões. A nova estrutura prevê 260 leitos, quatro centros cirúrgicos, novos leitos de UTI e áreas modernizadas, ampliando a capacidade de atendimento para mais de 1 milhão de pessoas dos Campos Gerais e de outras regiões próximas.

Prefeita de Ponta Grossa esteve no evento e destacou importância da obra | Reprodução

A presidente da AMCG e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, destacou a importância coletiva do projeto. “O HU-UEPG não é apenas um hospital universitário, mas sim a principal referência hospitalar dos Campos Gerais. A assinatura da ordem de serviço da nova torre é uma conquista que vai melhorar o acesso e a qualidade do atendimento para a população dos municípios que compõem nossa região. É um momento histórico para a saúde e reforça o papel da união regional em torno de grandes causas. Em nome das nossas cidades, agradeço a todos os responsáveis por essa iniciativa tão importante, destacando o trabalho do reitor da Universidade, Miguel Sanches Neto, e também do deputado federal Aliel Machado”, afirmou.

Benefícios para a população

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, ressaltou o impacto da ampliação para a cidade polo e para as demais localidades. “A assinatura da ordem de serviço representa muito mais que o início de uma obra: simboliza um ato de esperança, de compromisso e de avanço coletivo. Mais do que o investimento, celebramos o esforço conjunto da UEPG, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e, especialmente, do mandato do deputado federal Aliel Machado”, destacou.

O prefeito de São João do Triunfo, Mário Cezar, lembrou o caráter regional do HU-UEPG. “É um investimento de extrema importância, em que todos os municípios da região saem fortalecidos. Nossa cidade também tem o Hospital Universitário como referência. Com a ampliação dos atendimentos, nossa população será mais e melhor atendida. Destaco a relevância da intervenção do deputado federal Aliel Machado, o apoio do Governo Federal e do Governo do Estado, além do grande trabalho da UEPG”, apontou.

Prefeita de Imbaú e presidente da AMCG comemorou medida com deputados da região | Reprodução

Para o prefeito de Ivaí, Orli de Cristo, a ampliação representa segurança para os municípios de menor porte. “É muito importante. Saúde é sempre prioridade. A demanda que o hospital regional atende é muito grande — são mais de 1 milhão de pessoas. Com mais uma torre, dobrando a capacidade, teremos um atendimento ainda melhor. Temos que agradecer todo esse trabalho conjunto que vem sendo feito em prol da região”, destacou.

Atendimento com dignidade

O prefeito de Ventania, Zélio Bittencourt, também destacou o impacto positivo da nova torre. “É uma obra fundamental, que vai favorecer todos os municípios dos Campos Gerais. É uma conquista que devemos aplaudir, resultado de uma parceria importante entre tantas frentes em prol da população”, afirmou.

O prefeito de Castro, Dr. Reinaldo Cardoso, avaliou a relevância da ampliação para a realidade dos municípios. “É uma conquista fundamental. Na saúde, os leitos hospitalares, de UTI e os atendimentos especializados são sempre uma preocupação. A ampliação do Hospital Regional otimiza ainda mais um atendimento gratuito para a nossa gente. Para nós, municípios, é muito importante. Todos os prefeitos estão na expectativa para o projeto ser concluído o mais rápido possível. Parabenizo o deputado Aliel, a UEPG e todos os envolvidos nesta grande conquista”, disse o gestor.

O prefeito de Ortigueira, Ary Mattos, destacou a relevância do projeto também para os municípios mais distantes. “A saúde não é gasto, é investimento. Este é um projeto que vem para trazer muita qualidade de vida para toda a região, inclusive para Ortigueira e os municípios mais afastados. Estamos muito felizes com esse investimento significativo, que vai ampliar ainda mais o atendimento”, concluiu.