há um dia
Lucas Ribeiro

Uma policial do 1º Batalhão de Polícia Militar e uma mãe salvaram a vida de um recém-nascido durante a noite de terça-feira (6), na cidade de Castro, nos Campos Gerais. Através de uma ação conjunta, o bebê que se afogava com leite materno conseguiu ser salvo através de manobras de desobstrução das vias aéreas.
Conforme relata a Polícia Militar, a ocorrência se iniciou após a mãe ligar para o 190 informado que o seu filho, de somente 30 dias, estava engasgado com o leite, apresentando dificuldade respiratória e ausência de movimentos.
A policial militar imediatamente repassou, através do telefone, as orientações técnicas necessárias para a desobstrução das vias aéreas da criança, por meio da manobra de Heimlich adaptada para lactentes. Enquanto dava instruções, a agente também acionava o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para prestar socorro.
A rápida ação policial e também as ações da mãe fizeram com que o bebê retornasse gradativamente a respiração, apresentando uma melhora progressiva no seu quadro de saúde. Na sequência, a equipe do Samu chegou ao local e realizou os atendimentos médicos necessários.