Segunda-feira, 27 de Maio de 2024

Mais de 1.300 guarapuavanos já procuraram o 0800 para tirar dúvidas sobre a COVID-19

2020-04-21 às 08:14

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Guarapuava atua com diversas ferramentas que buscam intensificar ainda mais as medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19. Entre as diversas inicitivas adotadas, está o serviço de 0800 especializado no atendimento ao novo coronavírus que hoje (20) completa um mês de funcionamento. De lá pra cá, foram 1.394 atendimentos, sendo 1.347 por telefone e 47 por vídeo. Um dos casos atendidos neste serviço foi o primeiro paciente com confirmação da doença no município.

“Essa é, com certeza, uma ferramenta essencial para nosso enfrentamento e o número de atendimentos já feitos ressalta essa importância. Também fomos a segunda cidade do país a implantar o atendimento por vídeo e, desta maneira, estamos conseguindo orientar a população e fortalecer as medidas de distanciamento social” declarou o secretário de Saúde, Celso Goes.

Roberto André Bocchi é um desses pacientes que foi atendido pelo serviço de 0800. “Quando liguei eu tinha sintomas parecidos com o que ouvimos sobre a Covid-19 como febre, dor de cabeça e ressecamento da garganta. Liguei e fui muito bem atendido. Fui orientado a ficar em casa e, em seguida fiz o exame, que deu negativo’, contou.

Assim como Roberto, muitos pacientes ligam, sobretudo, buscando abrandar seus medos. E é por isso que o serviço também conta com quatro psicólogos que têm sido essenciais para atender a população neste período de distanciamento social. A iniciativa é para que pacientes com sintomas gripais e de estresse sejam tranquilizados, fortalecendo a saúde mental neste período. K.P é uma das pacientes que já buscou o atendimento.

“Tive alguns sintomas e fui orientada a ficar em casa. Estava muito nervosa porque trabalho na área da saúde e não pude voltar ao trabalho. Tive uma crise de ansiedade e também fui atendida por psicólogos que me ajudaram muito. Fiquei realmente surpresa e admirada com o atendimento, acho que é uma forma muito útil de lidar com esse problema que estamos enfrentando”, relatou K.P.

O serviço de apoio psicológico inclui também os profissionais da saúde que estão na linha de frente. Para isso, os trabalhadores que desejam atendimento individualizado ou em grupo, por telefone ou WhatsApp, devem procurar o grupo de psicólogos de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h, pelo número (42) 3622-1427, no Caps II.

Está com sintomas ou dúvidas sobre a doença? Ligue para 0800 642 0019 e siga as orientações dos profissionais.

Informações e imagens: Prefeitura de Guarapuava