Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021
foto: Clebert Gustavo

Morre o professor Frutuoso Dreher Simões, aos 77 anos

13/09/2021 às 13:30

A Univerdade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lamentou o falecimento do professor aposentado Frutuoso Dreher Simões, aos 77 anos, na manhã desta segunda-feira (13). Não haverá velório, e o sepultamento acontece às 13h, em Guaratuba-PR.

O professor Frutuoso atuava no Departamento de Estudos da Linguagem até 2014, quando se aposentou. Era graduado em Pedagogia e Orientação Educacional pela Universidade de Passo Fundo (1972) e em Letras Português-Francês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas (1977), com especialização em Língua Portuguesa (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas, 1983) e mestrado em Linguística (Universidade Federal de Santa Catarina, 1986).

Desde 1975, ele atuou nos cursos de Pedagogia e Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas, e a partir de 1998 como professor efetivo na UEPG. “Seu período na UEPG foi marcado pela dedicação ao ensino, à pesquisa e à extensão, com forte destaque para a atuação administrativa, como Chefe do Departamento de Letras Vernáculas e Coordenador dos Cursos de Letras”, enfatiza a professora Silvana Oliveira, chefe do setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Simões ocupou também o cargo de coordenador do campus avançado da UEPG em São Mateus do Sul.

O professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG e colega de departamento de Frutuoso, destacou que o professor foi um grande companheiro, que será lembrado pela dedicação ao ato de ensinar. “Dedicou sua vida ao magistério no ensino médio e superior e deixou uma contribuição significativa para o magistério no Paraná”, enaltece.

O sorriso largo e afetuoso ficará na memória de quem conviveu com o professor. “Os colegas do Departamento de Estudos da Linguagem e do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes lamentam profundamente a perda do amigo e colega Simões, de quem sempre lembraremos com carinho e saudades”, lamenta Silvana. “Simões foi um colega valoroso e companheiro de todos aqueles com quem conviveu”.

Nas redes sociais, a professora Keli Pacheco destacou a memória do colega. “Uma vida cheia de vida, que descanse em paz, meu nobre colega que me recebeu tão carinhosamente na UEPG. Meus sentimentos à família”, desejou.

da CCOM UEPG