Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Municípios da 3ª Regional de Saúde aderem ao PlanificaSUS

2021-11-26 às 19:35

Os municípios que compõem a 3ª Regional de Saúde do Paraná assinaram na manhã de hoje a adesão ao projeto  “A organização da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a Atenção Primária a Saúde”, o PlanificaSUS Paraná. Em evento na manhã desta sexta-feira na Unicesumar, integrantes do Governo do Estado, Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) realizaram workshop de abertura. “Nossos municípios estão sempre preparados para receber melhorias. E na saúde pública, este novo processo só tende a trazer benefícios, tanto para gestores quanto para a população”, destaca o presidente da AMCG e prefeito de Castro, Moacyr Fadel.

Conforme a coordenadora do PlanificaSUS e diretora de Atenção e Vigilância em Saúde do Estado, Maria Goretti, o projeto visa o fortalecimento da atenção primária e integração da atenção especializada. “Não é somente mais um projeto, mas uma reorganização dos processos da Rede de Saúde”, esclarece.

Chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier, destacou o cuidado com os pacientes. “Vamos reorganizar os processos, após este período de pandemia. O Estado deixou de atender pacientes, o que gerou agudização de pacientes crônicos”, disse, destacando o olhar diferenciado para a população.

Também presente no evento, a vice-presidente da Associação e prefeita de Carambeí, Elisângela Pedroso, falou da importância da humanização da saúde neste momento. “Mais do que nunca a sociedade busca esse acolhimento na saúde. E o serviço em rede oferece isso”, exulta. Ela recordou do histórico de seu município, que vem caminhando dia a dia por uma saúde pública mais qualificada. “É com muita alegria que vejo o quanto já evoluímos”, exulta. Para a vice-presidente, a busca do conhecimento e a integração das secretarias municipais, Estado e Consórcio vem possibilitando essa evolução.

Ainda estiveram no evento, o prefeito municipal de Arapoti, Irani Barros e a vice-prefeita de Ipiranga Ivonete Costa. Ambos ressaltaram a importância dos debates e melhorias da saúde pública.

da Assessoria