há 7 horas
Publicado por Gabriel Aparecido

A Escola Municipal Floresval Ferreira, em Fernandes Pinheiro, recebeu o espetáculo circense “O palhaço, a bailarina e a alegria de estudar”, nesta segunda-feira (3). Cerca de 200 alunos, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, tiveram a oportunidade de assistir à história que aborda, de forma lúdica, temas como bullying, preconceito, respeito e amizade. A apresentação integra o projeto da Dandalunda Produções, aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, com recursos do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), e conta com produção executiva da ABC Projetos Culturais.
De acordo com a diretora da Dandalunda, Geovana de Abreu Salgueiro, o objetivo do espetáculo é mostrar que a escola deve ser um espaço de aprendizado, mas também de acolhimento e convivência. “Vimos, nessa mescla da cultura circense com o ambiente escolar, uma oportunidade de transmitir uma mensagem para que as crianças compreendam a importância de respeitar os colegas e o local em que estudam”, afirma. Ela ressalta que, embora a apresentação trate de temas delicados, o espetáculo equilibra humor e leveza, características do circo.
Após o espetáculo, os alunos participaram de uma roda de conversa com a psicóloga Luana de Antoni Guimarães, especializada em psicologia infantil, sobre o impacto e as consequências do bullying. As crianças também receberam um folder explicativo, com linguagem adequada ao público infantil, orientando sobre como agir caso sofram bullying e sobre a importância de respeitar os colegas.
O espetáculo “O palhaço, a bailarina e a alegria de estudar” surgiu em 2022 e, em sua primeira edição, foi apresentado em sete municípios do litoral paranaense. Em 2025, os artistas visitarão 15 cidades paranaenses com população de até 20 mil habitantes, entre os meses de novembro e dezembro. Ao todo, serão 30 apresentações em escolas públicas de ensino fundamental, nas cidades de Fernandes Pinheiro, Ivaí, Quatro Barras, Tibagi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, São João do Triunfo, Rancho Alegre, Cantagalo, Virmond, Santa Lúcia, Teixeira Soares, Imbaú, Antonina e Douradina. As apresentações têm 50 a 60 minutos de duração e são voltadas para crianças de 6 a 10 anos.
O espetáculo passará, nesta semana, por cidades dos Campos Gerais e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Confira a programação:
05/11 - Ivaí - Escola Municipal Madre Josafata
06/11 - Quatro Barras - Avenida de Acesso, 740
07/11 - Tibagi - Teatro Tia Inália