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Campos Gerais

Com investimento de R$ 1,3 mi, novo maquinário deve agilizar manutenção de estradas rurais em Castro

A expectativa é que o novo equipamento possibilite a recuperação de até dois quilômetros de estradas rurais por dia

há 13 horas

Publicado por Gabriel Aparecido

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Com investimento de R$ 1,3 mi, novo maquinário deve agilizar manutenção de estradas rurais em Castro
Foto: Divulgação / Daniel Calvo

A Prefeitura de Castro recebeu, nesta quarta-feira (15), um novo maquinário para reforçar o sistema de manutenção viária nas áreas mais afastadas do centro do município. A entrega foi realizada na região da Colônia Santa Clara, onde o equipamento já iniciou as operações. Com investimento de R$ 1,3 milhão, o maquinário, fabricado por uma indústria castrense, deve contribuir para a recuperação de pelo menos dois quilômetros de estradas rurais por dia. Além de reduzir a necessidade de patrolamento, o equipamento demanda menor número de operadores e oferece maior durabilidade nos serviços executados.

O secretário municipal de Infraestrutura do Interior e Logística, Eleandro Campos, acompanhou o início da operação dos equipamentos e assegurou seu funcionamento de acordo com o prometido. “Nós estamos recebendo a recicladora e distribuidora de cimento, que são as máquinas adquiridas junto à Watanabe, ganhadora da licitação. Ela vem pra automatizar um processo que já era feito há muitos anos manualmente, com trabalho braçal. Ela substitui dezenas de operadores porque faz o processo de distribuição de cimento regular, o processo de umidificação do solo no teor certo e faz a mistura do cimento de forma muito mais homogênea que da forma tradicional”, explica Eleandro.

O prefeito Reinaldo Cardoso foi pessoalmente receber o maquinário, destacando a oportunidade do município a partir do investimento trazido para a infraestrutura do município. “É uma máquina feita aqui em Castro que vai trazer uma revolução em vias rurais, com custo três vezes menor do que o o processo que se usa hoje no país”, argumenta.

Conforme o diretor comercial da indústria, os equipamentos já passaram por três anos de validação no país e o principal diferencial é que a manutenção das estradas rurais passam a ter menor custo operacional e maior eficiência. Ele detalha que a composição conta com um distribuidor de cal e cimento, um trator e uma máquina estabilizadora de solo: “o caminhão pipa vai na frente fazendo a correção de umidade que precisa para a compactação do solo. Logo na sequência, vem o distribuidor que vai jogar cal ou cimento. E depois, a Thor ST vai fazer a homogeneização da água e desses produtos. Depois disso, os rolos vêm fazendo a compactação. É um processo que torna o processo muito mais rápido, por exigir menos maquinários. A qualidade da homogeneização acaba se tornando muito melhor no final do processo”, enfatiza Willian Watanabe.

Nova era

Eleandro Campos assegura que o maquinário inicia uma nova era na manutenção das vias do interior, porque reduz a necessidade de patrolamento, usa menos mão de obra braçal e menos recursos financeiros. “Sem contar que ganhamos ainda com a preservação do meio ambiente, porque deixamos de carrear materiais finos para os arroios e rios”, completa o secretário de Infraestrutura do Interior e Logística.

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