há 5 horas
Assessoria

Instituído pela Lei Municipal nº 3.277/2025, o Programa Mãe Tibagiana entrará em vigor no próximo ano e tem como objetivo melhorar a atenção à saúde materno-infantil no município, incentivando a realização do pré-natal e do acompanhamento pós-parto.
O Programa prevê: mínimo de sete consultas de pré-natal e uma consulta de puerpério, devidamente registradas no cartão da gestante. O prefeito Rildo Leonardi destacou que o Programa Mãe Tibagiana é um passo importante para fortalecer o cuidado com as gestantes no município. Segundo ele, “é uma iniciativa que garante mais segurança para as mães e seus bebês, incentivando o pré-natal completo e de qualidade.”
Ao concluir o ciclo de consultas, a gestante terá direito a um Kit Materno-Infantil, que inclui itens essenciais como fraldas, roupas de bebê, banheira, manta, bolsa maternidade, absorventes pós-parto, protetor de seios e outros materiais de cuidado e higiene.
A execução ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes da Atenção Primária e das Unidades Básicas de Saúde. O secretário de Saúde, Luís Tadeu Mercer, reforçou o impacto positivo da nova política. Para ele, “o programa chega para fortalecer o trabalho das equipes de Atenção Primária e ampliar o cuidado materno-infantil em Tibagi”. Tadeu lembrou ainda que a orientação e o acompanhamento pelas UBS são essenciais para uma gestação mais segura.
A Saúde Municipal reforça que todas as gestantes devem procurar a UBS onde são atendidas para mais informações sobre o programa e sobre os próximos encontros promovidos pelas equipes.