Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo. No Brasil, a gastronomia movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Na região dos Campos Gerais o número de turistas vem crescendo cada vez mais e a demanda por pratos e experiências gastronômicas aumenta, surgindo novas oportunidades de negócios.
Na próxima terça-feira (21), a partir das 15 horas, o segundo encontro do Fórum de Gastronomia dos Campos Gerais vai abordar essas diferentes possibilidades da gastronomia no turismo e as experiências dos estabelecimentos da região que já têm a oferta de serviços e produtos gastronômicos como diferencial.
A Professora Doutora Mirna de Lima Medeiros da Universidade Estadual de Ponta Grossa vai falar sobre como a utilização de técnicas e de produtos regionais podem enriquecer a oferta gastronômica de uma localidade e como a valorização dos aspectos culturais na gastronomia pode dar visibilidade aos municípios, atrair turistas, gerar renda para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas e, consequentemente, para todo o setor de turismo.
O Encontro também contará com a participação dos gestores da Lanchonete Soledade do município de Imbaú – que falará sobre o projeto Paraná na Panela – e do Hotel Fazenda Itaytyba da cidade de Tibagi, que apresentará as iniciativas do empreendimento voltadas para a gastronomia como produto turístico.
O Fórum de Gastronomia dos Campos Gerais acontece de 16 de setembro a 19 de outubro em formato virtual e gratuito, contará com uma série de encontros voltados à gastronomia regional. Ao todo, seis oficinas abordarão desde a correta manipulação de alimentos, até sobre estratégias de marketing digital. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.sympla.com.br/adeturcamposgerais.
Segundo Graziela Siqueira, diretora da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais e Coordenadora de Patrimônio Cultural e Gastronomia, o evento busca preparar e fortalecer o setor para a retomada do turismo, estimulando a criação de produtos turísticos gastronômicos, contribuindo para a sustentabilidade dos estabelecimentos de alimentação local. “A gastronomia cria memória afetiva e proporciona experiências únicas e inesquecíveis na vida das pessoas. Sabores remetem a lugares e histórias, tendo muitas oportunidades no mercado de turismo”, disse.
A iniciativa é da Adetur com parcerias do Sebrae e da Abrasel e apoio da Fecomércio – SESC/SENAC, UEPG e Comunikey.
Sobre a Adetur
A ADETUR é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como missão gerir e apoiar as atividades turísticas da região dos Campos Gerais, além de promover a captação de novos investimentos, desenvolvimento e aprimoramento da infraestrutura local.
da assessoria