A Prefeitura Municipal de Castro pode realizar até 10 mil testes de coronavírus a cada 15 dias, a depender da evolução do vírus no município. A informação foi revelada na noite desta quarta-feira (10) pelo prefeito Moacyr Fadel, em entrevista ao programa ‘JB Urgente’, apresentado por João Barbiero no portal D’Ponta News.
De acordo com Fadel, a iniciativa é fruto de uma parceria com empresas da cidade. “O número de testes vai depender do aumento da doença. Nós temos cerca de 2 mil testes que estão vindo do governo do estado. E estamos fazendo uma parceria com as empresas do município e vamos ampliar esse número de testes. Pretendemos chegar a cerca de 10 mil testes a cada 15 dias, para que possamos ter um controle maior da doença”, explica.
Na visão do prefeito, a ideia é fazer a testagem como uma espécie de “pesquisa estatística”. Segundo ele, somente os bairros onde houver uma maior disseminação do vírus, ou onde o vírus estiver presente, serão isolados. “Todas as empresas estão nos ajudando, porque o município, sozinho, não aguenta fazer todos esses testes. Com essa parceria, teremos um monitoramento mais efetivo da doença”, complementa.
Interesse geral
Para Fadel, a ampla realização dos testes também atende aos interesses da empresas parceiras. O prefeito observa que, como essas companhias movimentam a economia do município em grande escala, precisam ter uma “garantia”. “Hoje, nós só testamentos quem está com os sintomas. Quem sabe se não estamos com 3 ou 4 mil assintomáticos [infectados que não apresentam sintomas, mas que podem transmitir o vírus]? Então pretendemos acompanhar, com dados estatísticos, para que possamos ter um controle maior da situação e para que não precisemos tomar medidas que tragam prejuízo ao nosso comércio, indústria e munícipes”, comenta.
O prefeito não deu mais informações sobre o tipo de teste que será usado pela Prefeitura.
Fronteiras
Na manhã desta quarta-feira, Fadel usou as redes sociais da Prefeitura de Castro para anunciar que, a partir do dia 15 deste mês, todas as pessoas que entrarem no município serão testadas, a fim de evitar que o vírus seja “transportado” para a localidade.
Assista à entrevista com Moacyr Fadel:
Por Rafael Guedes | Foto: Reprodução Facebook