Domingo, 05 de Maio de 2024

Parque Histórico recebe acervo da Escola Evangélica de Carambeí

2022-03-13 às 08:21

O Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, um memorial da imigração holandesa que retrata a história de Carambeí recebeu a doação de novos itens que integrarão o acervo da instituição. Foram destinadas ao museu, diversas peças relacionadas a cultura neerlandesa e que pertenciam à Escola Evangélica de Carambeí.

“Como escola temos o dever em respeitar e proteger a história que nos cerca, motivando e fortalecendo o interesse dos nossos alunos por essa preservação e continuidade. Foi por esse motivo que decidimos fazer a doação”, relata a diretora da Escola Evangélica de Carambeí, Francine Guilherme.

Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque Histórico, ficou animado com a doação e fala da representatividade dos itens que permitirão ao corpo técnico do museu se aprofundar em pesquisas sobre a educação dos imigrantes. “Os artefatos doados pela Escola Evangélica de Carambeí são muito importantes para compreender a trajetória do ensino na antiga colônia. As aproximações com os métodos de ensino holandês e com a própria cultura educacional da Holanda, inclusive, boa parte do acervo é proveniente de lá”.

A diretora conta que os objetos doados foram utilizados por professores em sala de aula e que contribuíram para o aprendizado dos alunos. “A Escola Evangélica de Carambeí possui um rico acervo material e cultural. Nossos alunos sempre tiveram a oportunidade de vivenciar diversas experiencias com apoio de materiais diversificados e apropriados. Por isso, resolvemos doar alguns quadros que contam uma parte da história da Holanda, além de alguns objetos antigos. Estes materiais foram bastante utilizados nas décadas de 1980, 1990 e 2000, enriquecendo as aulas de História, Geografia e demais disciplinas”, ainda explica que as novas tecnologias substituíram as peças. “Com o passar dos anos, a Escola foi adaptando-se a novos recursos/materiais e inevitavelmente os objetos em questão, foram sendo menos usados, guardados por um longo período, mas nunca esquecidos”.

Destinar os objetos ao museu foi a maneira encontrada para preservá-los e permitir que não só os alunos da escola, mas que o público do museu também tenha acesso a esses materiais que representam a trajetória da educação na cidade. “Justamente pela sua importância, que a Escola de forma muito respeitosa e carinhosa decidiu doá-los ao Parque Histórico de Carambeí, para que sejam adequadamente protegidos contra a ação do tempo e principalmente expostos para que mais pessoas possam aproveitar sua beleza e história”, destaca Francine.

O historiador tranquiliza a diretora em relação ao cuidado com os objetos e certifica que em momento oportuno serão expostos. “O Parque Histórico enquanto uma instituição de guarda de memória passa agora a se responsabilizar pela integridade física das peças. Também é uma oportunidade de mostrar aos nossos visitantes esse rico acervo repleto de curiosidades”.

da comunicação APHC