há 2 horas
Gabriel Aparecido

A Prefeitura de Sengés entrou na fase final das obras de pavimentação de um trecho urbano da PR-151. As reformas fazem parte de um convênio do Poder Municipal com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, superando R$ 3,3 milhões em recursos. O trecho conta com cerca de 1 km de extensão, com duas faixas de tráfego e acostamentos em ambos os lados da rodovia.
De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, já estão finalizados o pavimento asfáltico, a implantação do sistema de drenagem de águas e a construção de calçada em concreto. No momento, está sendo executada a sinalização vertical e horizontal, bem como a colocação de tachas refletivas e o paisagismo.
O trecho entrou para o domínio do município em maio do ano passado, por meio do Decreto nº 9.957/2025, com o convênio entre a SEIL e a prefeitura sendo formalizado logo após. As obras são administradas e licitadas pela administração pública de Sengés, com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) encarregado de fiscalizar o andamento.
Os próximos passos da prefeitura estão na complementação do trecho da PR-151, que liga Sengés a São José do Boa Vista. O edital de licitação foi publicado recentemente pelo DER/PR. O Governo do Estado planeja encaminhar os dois projetos em um único movimento de obras.
"Entregamos o trecho urbano para o município e já assinamos o convênio de pavimentação. No mesmo fôlego, celebramos o convênio para Sengés elaborar e doar ao DER os anteprojetos de pavimentação dos trechos estaduais até São José. O edital do primeiro trecho já está na praça”, afirma o secretário Sandro Alex, responsável pela SEIL.
A obra vai contemplar 7 quilômetros da rodovia, entre o km 173+538 e o km 166+538. Será executado o pavimento asfáltico, com base de brita graduada simples e sub-base de macadame seco, substituindo o atual leito de revestimento natural. A pista terá duas faixas de tráfego de 3,5 metros cada, além de acostamentos com 2 metros de largura em ambos os lados.
O edital prevê seis meses para elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia, seguidos por 12 meses para a realização da obra.