O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que o pavimento da PR-151, na altura do km 214, perímetro urbano de Jaguariaíva, cedeu no início da noite deste sábado (07), levando ao bloqueio total do trecho. O tráfego está sendo desviado por vias municipais.
Equipes do DER/PR estão no local orientando condutores e já disponibilizaram sinalização de emergência para prevenir acidentes.
As fortes chuvas que atingem o estado aparentam ser o motivador do dano, com técnicos do DER/PR analisando a sua extensão e avaliando os serviços de recuperação necessários ao longo dos próximos dias. Devido à gravidade da situação, não é possível precisar quando a rodovia será liberada novamente.
Como ponto de referência, o pavimento da PR-151 cedeu a cerca de 100 metros de uma passarela para pedestres, que não parece ter sido afetada.
Morretes
Desde as 14h de sábado (7) até o meio-dia de segunda (9), a faixa da direita da BR-277, entre os quilômetros 39 e 42, permanece interditada, por questões de segurança. O bloqueio parcial é apenas preventivo, segundo o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná, Fernando César Oliveira. A interdição ocorreu após análises do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Um parecer geológico sobre a área leva em conta o encharcamento do solo superficial, em decorrência das chuvas dos últimos dias, o que pode ocasionar deslizamento de encostas e queda de árvores e solo sobre a pista.
Equipes da PRF sinalizarão o local em eventual formação de fila. Placas também alertam sobre o bloqueio parcial.
Das 14 horas de hoje até meio-dia de segunda (9), a faixa direita da pista sentido Litoral da BR-277 permanecerá fechada, em Morretes (PR). O bloqueio parcial do DNIT é preventivo, devido ao risco de deslizamento. Além de placas, equipes vão sinalizar a eventual formação de fila. pic.twitter.com/p5XVNXVh5r
— Fernando César Oliveira (@FernandoCesar) October 7, 2023
Informações: AEN e PRF