Pela primeira vez, o clero da Diocese de Ponta Grossa realizou uma de suas reuniões ordinárias de maneira remota. A forma ‘extraordinária’, via aplicativo Google Meet, se deveu às restrições provocadas pela pandemia do Coronavírus. O bispo dom Sergio Arthur Braschi conduziu o encontro, que teve a coordenação do padre Joel Nalepa, da Ação Evangelizadora. Padres Kleber Pacheco e Mário Dwulatka acolheram os 60 párocos e vigários paróquias que participaram. Foram tratados diversos assuntos pastorais e da caminhada da Igreja Diocesana.
A reunião foi aberta pelo bispo dom Sergio que refletiu a respeito da ação evangelizadora em tempo de pandemia, com olhar de esperança: um texto sobre a Igreja e o cristão no atual momento. Dom Sergio abordou o atendimento pastoral, o olhar de pastor para a paróquia e em como não deixar as comunidades distantes e pequenas sem atendimento. O bispo reforçou que as celebrações presenciais estão suspensas até o dia 30 deste mês e que, a partir de julho, ainda terá de ser definido como agir. “Sempre precisamos estar atentos aos decretos municipais, pois quando exigem fechamento, não podemos agir de modo contrário”, citou, reiterando a necessidade de já ir se delineando estratégias para atender todas as comunidades da paróquia, assim que haja a possibilidade de celebração da missa com os fiéis.
O bispo sugeriu que a celebração de bênção dos Santos Óleos e Consagração do Óleo do Crisma, geralmente realizadas na quinta-feira da Semana Santa, aconteçam no dia 23 de julho, dia da Dedicação da Catedral. Também lembrou que as ordenações diaconais estão igualmente suspensas até julho e que, as que estavam agendadas para o segundo semestre, poderão ser transferidas para 2021. Dom Sergio ainda falou dos sacramentos da Primeira Eucaristia e Crisma, pedindo que sejam observadas as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e que cada pároco acompanhe o processo implementado pela coordenação diocesana da Catequese.
“Foi a primeira experiência diocesana nesse estilo e foi extremamente positiva, tanto pelo número de paróquias que participaram, praticamente todas, e pelo número de padres. Dom Sergio expressou sua gratidão pela doação dos padres e pela comunhão eclesial nesse período novo que vivemos, lembrou a importância da compreensão e zelo da paróquia como ‘comunidade de comunidades’. Enfim, foi um momento fraterno e familiar do clero com o bispo diocesano”, avaliou padre Joel Nalepa. Segundo ele, outros ligados a Ação Evangelizadora, Catequese, Juventude, Liturgia, Tribunal Eclesiástico, economia e gestão paroquial e diocesana foram tratados. “Foi um momento importante e outras reuniões de caráter formativo, deliberativo e partilha da caminhada poderão acontecer. Ficou a experiência como proposta para que as paróquias adotem este estilo online de caminhada com as lideranças paroquiais”, enfatizou.
da Assessoria