Sexta-feira, 14 de Junho de 2024

Ponta Grossa pode ter neve neste fim de semana; professora da UEPG explica o fenômeno

2020-08-17 às 12:01

Devido às baixas temperaturas e a umidade, pode nevar em Ponta Grossa no final da semana. Segundo a professora Karin Linete Hornes, doutora em Geografia e professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, as chances são pequenas, mas ainda sim, existem.

“Os modelos são atualizados de seis em seis horas e tudo pode mudar, mas a possibilidade de nevar existe, principalmente nas cidades de maior altitude como Guarapuava, General Carneiro, Palmas “, relata.

A professora explica que as condições climáticas para nevar são bem específicas e ocorrem no horário da menor temperatura do dia, geralmente antes do sol nascer. “A neve é um fenômeno de precipitação e acontece quando uma frente de ar frio entra em contato com as nuvens (nimbostratus) carregadas de vapor de água e os congela lentamente e aí se formam os cristais de gelo responsáveis pela formação dos flocos de neve. Quanto maior os cristais, mais densa é a neve. Diferente da geada, que é um fenômeno de sublimação e acontece quando o ar muito frio entra contato com a superfície e congela o orvalho”, explica.

Também existe a possibilidade de Ponta Grossa registrar o fenômeno da chuva congelada. “A chuva congelada é a precipitação de uma gotícula de vapor de água que passa por uma camada de ar muito frio e sofre um rápido congelamento. A diferença desta chuva para a neve é que não há a possibilidade de formar aqueles cristais, é possível ver um pingo de chuva com um pouquinho de solidificação no solo”, explica.

Até agora, as condições climáticas mais favoráveis para nevar devem acontecer entre quinta (20) e sábado (22) desta semana, dias em que as mínimas devem ficar entre 5ºC e 2ºC. A última vez que os ponta-grossenses presenciaram a neve foi há sete anos, em julho de 2013.

Foto: SIMEPAR