Domingo, 13 de Abril de 2025

Porto Amazonas terá atendimento em Saúde Mental e Transtorno do Espectro Autista

Porto Amazonas será o 18º município a contar com espaço cedido para atendimento descentralizado do CimSaúde
2025-04-08 às 16:44
Divulgação

Porto Amazonas está se preparando para receber atendimento descentralizado do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). Em reunião realizada na manhã de terça-feira, o município já sinalizou a cessão de espaço para atendimento na área da Saúde Mental e Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Assim como em outros municípios, temos uma demanda muito grande voltada para saúde mental, mesmo tendo atendimentos com Psiquiatra e Psicólogo no município, a procura é enorme”, conta a secretária de saúde, Anelise Aparecida Ribas.

Participaram do encontro com o CimSaúde, integrantes das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, além do prefeito municipal, Elias da Costa. “Tivemos uma reunião muito proveitosa, onde conseguimos alinhar e ampliar essa parceria”, destaca o prefeito. A ampliação para novas especialidades também foi debatida. “Nosso objetivo é zerar as filas e melhorar o atendimento dos moradores da nossa cidade, trazendo até mesmo economia e mais que isso, humanização nesses atendimentos”, garante.

Para a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa, esta aproximação com os municípios é essencial para a melhoria e ampliação dos atendimentos. “Neste encontro, falamos sobre a importância da organização para a cessão de um espaço, e assim poder contar com uma estrutura para receber equipe da Saúde Mental”, explicou. “Queremos facilitar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), e deixar o atendimento mais próximo da população”, acrescenta.

Para a secretária municipal, a parceria do CimSaúde com a Prefeitura será fundamental para melhorar o acesso. “Estamos muito confiantes em relação aos atendimentos do Consórcio em nosso município, pois traremos os especialistas de encontro com nossa população, trazendo comodidade e praticidade aos usuários do SUS”, avalia.

Além de mais um município contar com atendimento descentralizado do CimSaúde, a entidade está em processo de expansão do projeto piloto com pacientes diagnosticados com TEA. “Estamos implantando em novos municípios este projeto, de atendimento personalizado e multiprofissional. Queremos mudar a realidade destes pacientes, e também de seus familiares”, antecipa Pâmella. Conforme a chefe da Pasta de Saúde de Porto Amazonas, a procura por atendimento específico para TEA aumenta a cada dia, bem como a fila de espera.

Porto Amazonas será o 18º município a contar com espaço cedido para atendimento descentralizado do CimSaúde. “Até a metade do ano queremos estar com espaço nos 19
municípios consorciados”, prevê a diretora.

As informações são das assessorias.