Circulou recentemente pela internet um print de uma notícia que afirma a Ambev pretende reavaliar a instalação de sua fábrica em Carambeí em caso de vitória do Partido dos Trabalhadores (PT), representado por Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo turno das eleições de 2022. A informação foi desmentida pela prefeita do município, Elisangela Pedroso, que afirmou que assim que a notícia foi recebida realizaram a verificação e constatação de se tratar de material inverídico. “Essa história se deu através de uma matéria sem fontes e prints nos grupos de WhatsApp daqui da cidade. Quando nós da administração pública tivemos ciência, entramos em contato com a pessoa responsável pelo início da construção da fábrica, o qual nos relatou que era uma fake news, que não existia nada daquilo. Já teve um contrato de compra e venda da terra, já houve parte de pagamento, já foi trabalhado na questão de análise de solo, está sendo trabalhado nas licenças ambientais, já tem uma equipe de profissionais atuando em Carambeí e logo alguns estarão residindo em Carambeí”, afirma.
Pedroso complementa dizendo que esse tipo de situação lida também com “a esperança de pessoas da nossa cidade pela vinda de uma grande empresa que vem mudar muitas coisas, não só na questão orçamentária, mas também na questão de emprego e renda”. A Ambev foi procurada sobre a questão, mas até o momento não houve retorno.
Com investimento de R$ 870 milhões, a Ambev selecionou Carambeí para sua primeira unidade de garrafas sustentáveis no Estado. As previsão apontam que ela será a maior fábrica de vidros do segmento do país, gerando cerca de 1,5 mil empregos durante a obra e até 400 postos diretos a partir do início da operação, em 2025. Na ocasião do anúncio, em junho deste ano, Pedroso destacou que a escolha do município “é um marco para a história da cidade, que há mais de 25 anos, desde sua emancipação, nunca teve esse olhar voltado para a industrialização. Junto com um empreendimento como esse, Carambeí também ganha com o comércio local e com o pequeno empreendedor, contribuindo para o desenvolvimento da cidade”.