Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Prefeito Moacyr Fadel reúne secretários discussão sobre os próximos quatro anos

2021-03-03 às 16:35

O prefeito Moacyr Fadel Junior se reuniu com os secretários na terça-feira (2) para apresentação de propostas de cada secretaria para os próximos quatro anos.

Para a Saúde, uma das metas é a criação do programa Melhor em Casa, para atender pacientes acamados, com a visita e atendimento de dentista, fisioterapeuta, médico, enfermeira e nutricionista. Uma unidade de cuidados prolongados no hospital também deverá ser implantada para atender pacientes que necessitem de serviço de reabilitação, especialmente na área de fisioterapia. Serão reformados alguns postos no interior, e mais localidades vão receber módulos de saúde. Na Vigilância Sanitária será criado o programa de castração e vacinação de cães para pessoas de baixa renda.

Para a área da Educação, a meta é a construção de creches no Jardim Bailly e na região do Araucárias e Arapongas. As escolas do interior serão reformadas e  serão feitos investimentos em tecnologia com aquisição de mais tablets e computadores.

Na Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, a atenção será voltada para ampliar o projeto Revitalizar, de reforma de moradias além da construção de algumas unidades habitacionais. O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Cantagalo terá uma nova sede e no Jardim Alvorada será instalado um ponto de atendimento para os moradores.

Na antiga rodoviária, a ideia é criar um espaço de atendimento com serviços essenciais e ainda implantação de um restaurante popular.

Continuar a formação de mão de obra pela oferta de cursos profissionalizantes e fomentar ações para a instalação de novas empresas no município são metas da Diretoria de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura.

Para o turismo, projeto de sinalização turística em todos os pontos de visitação, além da valorização do ecoturismo e do turismo rural.

A reforma e melhoria das casas culturais estão nos planos para os próximos quatro anos, além da criação da Banca Municipal de Castro.

Na  Pasta do Interior, uma das apostas é a criação do programa Casa sem Poeira para levar pedra irregular em locais que reúnem mais de cinco ou seis casas. Serão criados projetos para pequenos produtores como a perfuração de poços artesianos e a entrega de mais 20 estufas para o cultivo de hortifruti.

No Esporte, a meta é continuar a reforma dos ginásios de esportes, construir uma pista de velocross na Prainha e concluir a reforma na pista de atletismo com a construção de arquibancadas cobertas para o público. O interior também será contemplado com a construção de arena Society para o Tronco e o Socavão. E o Abapan deve ganhar um campo de futebol.

Para a área da Segurança, a ideia é implantar o Estar Digital, criar a Guarda Maria da Penha  e a Guarda Escolar. Outro projeto é a implantação do sistema de monitoramento por câmeras, com totens que serão instalados em pontos estratégicos, inclusive no Abapan e Socavão, que também vão ganhar pontos para serviço de identificação.

No  Planejamento e Desenvolvimento Urbano, algumas das metas são a finalização da estrada do Socavão e a execução de um novo contorno para Castro, passando pela região da Terra Nova e Maracanã. Outra proposta é a municipalização para revitalização da Avenida Dr. Ronie Cardoso.

A continuidade do programa de pavimentação inclui o entorno do Parque Lacustre, construção de rotatórias, recuperação do asfalto da Rua Jerônimo Cabral Pereira do Amaral. Também será feita recuperação do prolongamento da Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, além de ruas de diversos bairros.

Também estão previstos investimentos nos parques Lacustre I e II com a implantação de pista de caminhada, ciclovia e criação de ambiente para shows. No Parque de Exposições Dario Macedo, a ideia é construir um centro de eventos coberto.

Entre as metas da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente, está a entrega do Canil Municipal nos próximos meses.
Fadel destacou que será dado continuidade a todo o trabalho que já vem sendo realizado, além da implantação de novos projetos para todas as áreas. “Vamos continuar trabalhando e investindo para que nosso município cresça com estrutura e ofereça cada vez mais, qualidade de vida e oportunidade para nossos munícipes”, disse.

da Assessoria