Sábado, 27 de Abril de 2024

Prefeitos aprovam entrada do município de Reserva no CIMSAMU

2021-04-15 às 17:02

O município de Reserva teve sua adesão ao Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CIMSAMU) aprovada em reunião virtual realizada na tarde desta quinta-feira. O prefeito aguardava a aprovação desde o mês de fevereiro quando a Câmara Municipal deu aval ao processo. Agora, o município deve realizar os contratos de programa e rateio junto ao Consórcio para efetivar os serviços do SAMU Regional. “Já contávamos com a ambulância desde 2019 e ainda não contávamos com o serviço”, relatou o prefeito Lucas Machado, ressaltando o “desperdício do dinheiro público”.

Presidente do CIMSAMU, a prefeita de Ponta Grossa Elizabeth Schmidt destaca que a adesão de novos municípios vem a fortalecer o SAMU Regional. Ainda mais no período difícil no qual a saúde está passando. “Com esta pandemia o SAMU não está vencendo o transporte de pacientes. É muito importante que os municípios que ainda não fazem parte agilizem seus processos”, avalia.

Além dos contratos junto ao CIMSAMU, o município de Reserva está adequando sua base para a alocação correta da ambulância de suporte básico além da equipe de profissionais. A base funcionará junto com a Defesa Civil. Para o prefeito, Reserva irá ganhar muito com a adesão junto ao Consórcio. “Será primordial para o município”, destacou.

Com o município de Reserva, o CIMSAMU passará a contar com 21 municípios tendo funcionamento do SAMU Regional. Conforme o diretor do CIMSAMU, Jaime Menegoto com a nova ambulância em funcionamento serão 12 veículos do Serviço Móvel de Urgência a disposição da população.

Mas a previsão é de que o Ministério da Saúde encaminhe novos veículos para a região, já que diversos municípios que enviaram seus projetos receberam aprovação da Pasta. “Ainda não temos data para receber, mas teremos uma frota maior”, garante Menegoto.

Ainda durante a webconferência realizada na tarde desta quinta-feira, o CIMSAMU teve o balanço de 2020 aprovada pelos gestores.

da Assessoria