Nesta quinta-feira (21), o muncípio de Jaguariaíva testemunhou uma passeata em apoio às APAEs e às escolas especializadas do Paraná, que foi realizada dentro da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A Prefeitura Municipal participou do ato por meio de servidores e gestores das secretarias de Educação e Cultura, Desenvolvimento Social, Mulher e Família e Comunicação.
A caminhada teve como participação principal, entretanto, escolas estaduais, federais, particulares, instituições parceiras e a comunidade escolar da APAE – Escola de Educação Especial São Judas Tadeu. De acordo com a assessoria da prefeitura, o protesto percorreu pelas ruas centrais cidade, com faixas e cartazes em defesa da educação especializada, sendo encerrado na Praça Getúlio Vargas.
Como finalização do ato, foi feita a leitura de uma carta reafirmando a importância do direito de escolha das famílias, do fortalecimento das instituições que prestam atendimento às pessoas com deficiência e contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796. A ADI pode impedir as APAEs de funcionarem como escolas, restringindo-as a apenas centros de atendimento.