Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Palmeira por meio da Secrearia de Cultura, em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Rural – IDR; e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae; deram um passo importante na valorização de um produto bastante conhecido dentro e fora do município: o Queijo Porungo de Palmeira.
O trabalho conjunto entre esses órgãos, busca a certificação do queijo porungo como produto oriundo de Indicação Geográfica – IG. Tudo indica que o selo será conquistado com êxito, dessa forma o município de Palmeira, será uma das únicas cidades no território nacional com mais de um produto certificado com selo de indicação geográfica. “Nos enche de alegria e satisfação saber que um produtor feito aqui, carrega riqueza histórica e familiar, alcança patamares que abrangem reconhecimento além dos limites do município. É um grande passo de valorização do queijo porungo”, ressalta Waldir Joanassi, Secretário Municipal de Cultura e Turismo.
Ao todo 68 produtos espalhados pelo Brasil, possuem o selo de Indicação Geográfica, isto é, produtos de determinadas regiões que são conhecidos ou associados a sua localização de origem, ou cidades ou comunidades que ficam conhecidas pelo produto que produzem. Em Palmeira, outro produto que já possuiu o selo de IG são os Queijos de Witmarsum.
A reunião que aconteceu na última semana, reuniu os representantes dos órgãos participantes assim como os dois produtores de Queijos Porungos do Município que possuem o Selo de Inspeção Municipal – SIM; sendo eles o Queijos Vanny e os Queijos Batista. Onde houve a conversa e análise se o produto encaixa-se nos requisitos para recebimento do Selo IG. Após isso, o projeto segue em analise junto aos representantes do Inovates e do Projeto “Origens Paraná”.