Domingo, 19 de Maio de 2024

Prefeitura de Palmeira inicia revitalização da principal via do comércio do município

2020-04-16 às 09:40

Os bancos da rua Conceição começaram a ser removidos na última terça-feira (14), adiantando o processo de início das obras de revitalização da principal via do comércio do município. Outro fator que auxiliou no adiantamento da atividade, foi a aglomeração de pessoas nos próprios bancos nos últimos dias, ação que deve ser evitada devido ao novo coronavírus.

Albuquerque também revelou que os bancos retirados da rua Conceição serão revitalizados e que após a passagem da pandemia, serão realocados para outros locais. “São 48 bancos no total. A rua XV de Novembro receberá 11 bancos e os demais serão colocados em parquinhos, academias populares, quadras de futebol society e demais locais públicos que possam recebe-los”, contou a secretária.

Revitalização

As obras de revitalização da rua Conceição terão início na próxima quarta-feira (22). O trecho que receberá melhorias fica compreendido entre as ruas Coronel Pedro Ferreira e Coronel Pedro Scherer, o qual passará por obras com o objetivo de oferecer melhores condições de trafegabilidade, de segurança e conforto a todos os pedestres e motoristas que utilizam a via.

O prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki, destaca que a rua Conceição concentra parte significativa do comércio de Palmeira e é frequentada diariamente por milhares de pessoas, justificando sua revitalização. “Historicamente é um local de encontro do povo palmeirense, principalmente devido à grande concentração de serviços ali prestados. Com a revitalização pretendemos manter viva as condições de desenvolvimento deste importante local de nosso município, além de melhorar as condições de circulação e segurança de quem por ali transita”, disse.

Retirada dos bancos da Rua Conceição (2)

As maiores mudanças serão visíveis na pavimentação, no paisagismo e na iluminação. Parte do passeio existente será mantido com as características atuais, porém outra parte será substituída por blocos de concreto intertravados, conhecidos com paver. Em toda a extensão revitalizada será instalado piso tátil e rampas para portadores de necessidades especiais.

A faixa destinada ao fluxo de veículos será reduzida, visando propiciar um maior espaço para os pedestres, além de reduzir a velocidade dos veículos que circulam, melhorando a segurança. O projeto também propõe a instalação de faixas de pedestres elevadas em vários locais.

Já a iluminação pública receberá postes com refletor de topo bidirecional de LED, proporcionando melhor distribuição da iluminação. As fiações das instalações elétricas de alimentação das luminárias serão enterradas e embutidas nos postes e tubos da iluminação.

O projeto também apresenta a implantação de estares e canteiros com novos bancos. As espécies arbóreas existentes, salvo aquelas que estiverem apresentando risco à população ou comprometendo a execução da nova proposta, serão mantidas.

Informações e imagens: Prefeitura de Palmeira