Segunda-feira, 22 de Abril de 2024

Prefeitura de Prudentópolis tem gestão marcada por ampla participação feminina

2020-09-25 às 10:24

Prudentópolis, cidade localizada na região centro sul do Paraná, a 207 km de Curitiba, possui grande destaque no estado, não somente por conta das belezas naturais, mas também pela representatividade na política. O município possui cerca de 52.513 mil habitantes, sendo que 23.900 são mulheres, o equivalente a 48% da população. Se quase metade da sociedade é comporta por mulheres, na política não poderia ser diferente. Das 13 secretarias de governo de Prudentópolis, seis são compostas por mulheres.

As secretarias de Agricultura, Assistência Social, Cultura, Educação, Turismo e Meio Ambiente, são lideradas por Dayanne Louise do Prado, Beatriz Aparecida Klosowski, Nadir Vozivoda, Jane Aparecida de Souza Grande, Cristiane Guimarães Boiko Rosetim e Simone Salantini Ziegmann, respectivamente. Elas são as responsáveis por coordenar, planejar e acompanhar ações competentes à cada pasta.

O prefeito Adelmo Luiz Klosowski destaca que a participação das mulheres na política de Prudentópolis respeita o papel que elas possuem na sociedade. “Existe um grande respeito pelo papel da mulher na sociedade e foi buscado trazer isso para a gestão”, explica. Para a escolha dos secretários de governo, o prefeito afirma que a gestão sempre presou pela “capacidade técnica, tendo a conduta da administração sempre pautada pela honestidade, pelo respeito ao dinheiro público, e eficiência nas ações e a mulher faz parte de todo esse contexto além de retratar e agregar esses valores à gestão municipal”, diz.

Uma das mulheres que teve maior destaque nesta gestão é a secretária de Educação, Jane Aparecida de Souza Grande. Ela, em conjunto com o prefeito, vice-prefeito e toda a sua equipe, conquistaram um avanço importante para a cidade: as escolas municipais atingiram a nota 6,9 no Índice de Educação Básica (Ideb) e ultrapassaram a meta estipulada de 6,3, ficando acima da média estadual e nacional. “É uma satisfação pra gente enquanto gestor, ver esse avanço. Foram muitos investimentos, construção de salas de aulas, contratação de professores e investimento em qualidade e formação para os profissionais”, afirma Jane.

Adelmo afirma que participação feminina na política municipal é o reflexo de uma gestão plural e preocupada com a população. “A participação ativa da mulher junto ao executivo, enaltece o respeito pela representatividade feminina na sociedade”, finaliza o prefeito.