A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Lazer, anunciou nesta terça-feira (26) importantes avanços nas ações de cuidado animal. No último sábado (23), 17 cães foram acolhidos durante a terceira edição da Feirinha de Adoção de Animais, realizada neste ano, na Praça da Matriz.
Além disso, foi confirmada a reinclusão do município na rota do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (Castrapet), iniciativa do Governo do Estado. As datas e orientações para inscrições serão divulgadas em breve.
Na segunda-feira (25), o secretário Gabriel Chiniski, o diretor de Meio Ambiente Fernando Waurick e a veterinária municipal Liliane de Sousa Baia participaram de uma reunião no escritório do Instituto Água e Terra (IAT), em Ivaiporã, com a coordenação do programa estadual. O Castrapet esteve pela primeira vez em Reserva em 2023, quando realizou 332 castrações em cães e gatos previamente cadastrados.
“A reunião com representantes do programa reforça nosso compromisso em buscar ações concretas para essa questão. Nos últimos anos, a Prefeitura tem dado grande visibilidade à causa. Somada a outras iniciativas que temos desenvolvido, essa retomada mostra evolução com responsabilidade e sensibilidade. A volta do Castrapet é resultado direto desses esforços. Atendemos a um pedido da população, que reconheceu o sucesso do programa e desejava sua continuidade”, destacou Chiniski.
Censo
Desde março, a Prefeitura realiza um levantamento sobre a população animal no município. Os dados mais recentes apontam mais de 6,5 mil animais em 1,8 mil famílias consultadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS).
As informações coletadas incluem número de animais por residência, sexo, condição de castração e se os tutores estão cadastrados no CadÚnico. Esses dados são fundamentais para ampliar o acesso a políticas públicas, como o Programa Municipal de Castrações, que desde abril de 2025 já realizou mais de 130 castrações gratuitas. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (42) 8419-2017.
Da Assessoria