Domingo, 21 de Abril de 2024

Procon de Campo Largo fiscaliza preços abusivos do gás de cozinha

2020-04-08 às 11:50

O Procon de Campo Largo recebeu várias denúncias de consumidores sobre abuso no preço do gás de cozinha. Em razão destas denúncias, e também informações sobre a falta do produto, nesta  segunda-feira 06/04 o Órgão de Defesa do Consumidor realizou fiscalização nas distribuidoras e revendedoras de gás do município, para apurar a conduta de comercialização do gás e garantir o interesse da população.

Do trabalho resultaram procedimentos de Investigação Preliminar onde comerciantes terão que apresentar defesa mediante apresentação das notas fiscais de entrada e saída do produto, que serão avaliadas, de modo geral.

Os fornecedores foram orientados sobre a legislação que trata da proibição de aumento injustificado de preços – artigo 39, X do Código de Defesa do Consumidor.

Quanto à falta de gás, vários fatores contribuíram: aumento do consumo devido à quarentena, estoque indevido pelo consumidor, diminuição da produção por escassez de matéria-prima (o que vem a ser a principal causa).

A Petrobrás informa que a estatal reforçou o abastecimento de GPL através da compra adicional de importação, com a chegada de três navios com capacidade de 20 milhões de quilos de GLP cada, equivalente a 1,6 milhão de botijões, e que portanto, não haverá falta do produto para abastecer a população.

Informações: Prefeitura de Campo Largo Imagem: Reprodução/internet