Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Proex promove exposição virtual de obras inspiradas na cultura japonesa

2021-02-24 às 09:27

Depois de voltar de uma viagem ao Japão, Sandra Hiromoto trouxe inspirações suficientes para criar uma coleção de obras de arte. O resultado do trabalho agora está na exposição intitulada “Say Hai”, que está disponível para visitação virtual, no site da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), da Universidade Estadual de Ponta Grossa. As obras apresentam uma estreita ligação com o Japão, aliadas à apropriação de elementos da street art.

Nascida em Assis Chateubriand, no Paraná, a artista cresceu em uma comunidade japonesa e teve a oportunidade de viver intensamente a cultura nipônica. A exposição representa o resgate e retorno da memória afetiva da artista.

“Eu havia participado de um intercâmbio cultural em 2008 no Japão e, ao retornar 20 anos depois, muita coisa havia mudado. Fiquei encantada com a delicadeza das mulheres japonesas e o uso intenso do celular em filas de metrô e lojas. Ao retornar ao Brasil, me apropriei dessas imagens, e criei a primeira pintura da série”, explica Sandra.

Os que visitarem a galeria virtual podem visualizar linhas, estêncil, desenhos, colagens e digital print. Reproduzidas em módulos, as artes se encontram em um espaço que todos os elementos travam um diálogo visual. Visite a galeria no site da PROEX.

Da assessoria