Segunda-feira, 17 de Junho de 2024

Programa ‘TechSpace’ da UniCesumar possibilita que estudantes criem a própria startup

2020-08-25 às 10:14

O incentivo a atividades empreendedoras e à inovação se tornou uma iniciativa recorrente nas ações da UniCesumar. Nessa premissa, a Instituição irá realizar o TechSpace, um programa com o objetivo de reunir estudantes com ideias inovadoras e impulsioná-los para o mundo das startups. O programa, realizado em parceria com o Sebrae, será lançado com uma palestra nas redes sociais da UniCesumar, marcada para o dia 29 de agosto. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas em http://forms.gle/yZiTVW5pwQ6zS5sG7 até o dia 3 de setembro.

Alunos de graduação e pós-graduação dos ensinos presencial e a distância da Instituição podem se inscrever, em grupos, no TechSpace, para o qual serão selecionadas dez equipes participantes. O cronograma de atividades será composto por cinco workshops temáticos, bem como orientação de mentores após cada treinamento, tutores para checkpoints e monitoramentos de evolução das startups. Ao todo, o programa contemplará mais de 60 horas de conteúdo, totalmente digital, focado em habilidades como empreendedorismo, inovação e desenvolvimento de startups.

Segundo a coordenadora da UniCesumar Empresarial e uma das idealizadoras do projeto, Fabiana Azevedo, programas como esse tem o objetivo de fomentar a criação de negócios e promover network e troca de experiências entre estudantes, consultores e empreendedores experientes. “Entrar em programas como esses não é ter uma garantia de sucesso. Entretanto, faz o caminho de empreender ser menos doloroso. Outro ponto importante é que não haverá custos para nossos alunos, já que o programa será totalmente gratuito. O que nós cobraremos das equipes selecionadas são empenho, dedicação e tempo para esse projeto”, ressalta.

Para Azevedo, o ato de se conectar com projetos reais e com a rotina do que significa desenvolver o próprio negócio é algo que agregará experiência e maturidade aos participantes. “Eles viverão com prazos a serem respeitados, avaliadores, treinamento de pitch e várias outras etapas que os ajudam a se prepararem para o mercado e para situações como busca de um investidor ou mesmo uma aceleração mais robusta. Sendo assim, os envolvidos adquirem muito mais aprendizado do que teriam desenvolvendo o negócio sozinhos, progredindo conforme o limite de seus recursos, e sem contato com pressões e agentes de um ambiente externo.”

SERVIÇO
TechSpace 2020
Inscrições: http://forms.gle/yZiTVW5pwQ6zS5sG7 até 3 de setembro;
Live de lançamento: 29 de agosto, às 10h;
Realização: UniCesumar e Sebrae.

Confira o cronograma:

Da assessoria / Foto: Reprodução