A Prefeitura de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura está desenvolvendo o projeto Incentivo e Apoio à Bovinocultura e Bubalinocultura de Leite ampliando as opções de renda dos produtores rurais e disponibilizando um alimento de alta qualidade para a população.
O projeto apoia a inseminação artificial em animais do rebanho bovino e bubalino de leite com a compra as doses de sêmen de touros provados para o melhoramento genético dos rebanhos; presta orientação técnica no manejo para aumento da produção, reprodução e condições sanitárias do rebanho, e incentiva o associativismo e o cooperativismo.
Participam do projeto 30 agricultores familiares e produtores rurais que fazem parte das associações de produtores e que dispõem de condições e instalações adequadas na propriedade para a criação dos animais e execução dos trabalhos.
O primeiro filhote de búfalo nasceu na propriedade do produtor Ademilson Carneiro. Ele destacou o projeto e o apoio da Prefeitura. “É um ótimo projeto para o pequeno produtor e o apoio da Prefeitura é muito importante para nós”, disse.
O secretário municipal de Agricultura, Carlos Alberto de Oliveira, destacou que o projeto oferece oportunidade para que o pequeno produtor possa aproveitar melhor a propriedade. “É uma alternativa de diversificação de renda para o pequeno produtor, além de promover o melhoramento genético dos rebanhos pela inseminação artificial”, disse.
da assessoria