Durante o mês de fevereiro a arrecadação de ICMS pela Receita Estadual em Ponta Grossa atingiu a marca de R$ 76.538 milhões. Esse valor representa um aumento de 3,37% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ainda no mês de fevereiro, os 22 municípios que compõe a região dos Campos Gerais somados arrecadaram R$ 102.565 milhões em ICMS. O crescimento em relação ao ano anterior é ainda mais expressivo, de 5,59%.
De acordo com a delegada da Receita Estadual, Audrey Grubba, o resultado positivo na arrecadação de ICMS pode ser creditado a vários fatores. “Nós estamos num período de recuperação da economia a nível nacional, bem como de implantação de políticas aplicadas pelo governo estadual e pelo governo municipal, tendo como consequência o aumento na atividade econômica”, afirma. Ela cita como exemplo as políticas de incentivo à instalação e ampliação da atividade econômica, a nível estadual, como o Programa Paraná Competitivo. “Incentivos que, somados às iniciativas positivas da prefeitura municipal, ajudam na atração de novos investimentos e na expansão de empreendimentos já existentes”, frisa.
Além disso, no âmbito da Receita Estadual, estão sendo implementadas diversas ações que têm por objetivo a evolução da arrecadação. Audrey conta que estão sendo desenvolvidas diversas operações coordenadas e projetos de fiscalização junto a vários segmentos econômicos do Paraná com o objetivo de combater a sonegação fiscal. “Essas ações, somadas ao incremento na atividade econômica, trazem como consequência a evolução na arrecadação do ICMS”, justifica.