Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Rede coletora de esgoto abrange 79% da população em Prudentópolis

Obras de ampliação da rede coletora de esgoto incluíram a construção de filtros anaeróbios, leitos de secagem, elevatória de lodo, entre outras melhorias na Estação
2020-12-22 às 15:46

Nos últimos cinco anos o Índice de Atendimento com Rede Coletora de Esgoto em Prudentópolis (IARCE) passou de 74% para 79%, sendo que 100% do esgoto é devidamente coletado e tratado.

Neste período a Sanepar investiu mais de R$9,6 milhões nos sistemas de Água e Esgoto da cidade, incluindo obras para melhorias operacionais e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Matadouro, com a construção de filtros anaeróbios, leitos de secagem e elevatória de lodo. Esta foi a principal obra de esgoto executada na cidade nos últimos anos, de acordo com a Prefeitura.

Para o Sistema de Abastecimento, o investimento da Sanepar foi de R$ 3.158.980,53. Os destaques ficam por conta da contratação e o desenvolvimento de projetos para futura ampliação do Sistema de Abastecimento de Prudentópolis e as melhorias operacionais realizadas nas redes de distribuição de água e na Estação de Tratamento de Água (ETA).

Saneamento na área rural

Na área rural da cidade, 13 obras de saneamento já foram concluídas. Entre elas está a implementação do micro sistema de abastecimento de água na localidade de Morro Alto de Perobas, com 13 km de rede, que atende cerca de 25 famílias da região.

Outras sete obras de saneamento para a área estão na fase inicial de obras ou com previsão para início nos próximos meses, como a implementação do micro sistema de abastecimento de água localidade de Terra Cortada, com 20 Km de rede e a criação de mais 40 km de rede no micro sistema de abastecimento de água na região de Barra Vermelha, em convênio com a Sanepar.