Sábado, 13 de Julho de 2024

Reunião da AMCG Cultura destaca eventos previstos para julho nos Campos Gerais

2024-03-28 às 08:08
Reunião ocorreu na tarde de terça-feira (26), em Carambeí, com a presença de secretários, diretores e representantes dos municípios associados à AMCG. Foto: Divulgação

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais promoveu, na última terça-feira (26), mais uma reunião da AMCG Cultura. O evento ocorreu em Carambeí, com a presença de secretários e representantes de municípios associados. A pauta de encontro abordou a definição do edital para o Festival de Inverno, marcado para os dias 17 e 18 de julho; a realização do III Encontro de Cultura do Interior do Paraná, que ocorrerá entre 24 e 26 de julho; e avanços para a implementação da nova Enciclopédia Cultural dos Campos Gerais.

Os dois eventos culturais ocorrerão no município de Ponta Grossa e prometem reunir um grande número de participantes. Já consolidado no calendário de eventos dos Campos Gerais, o Festival de Inverno alcança a 4ª edição neste ano, com o objetivo de dar cada vez mais voz aos artistas da região. O edital completo deve ser divulgado ao público nas próximas semanas. No mesmo mês, também será realizado o III Encontro de Cultura do Interior do Paraná. A iniciativa reúne gestores de todo o estado a fim de debater a execução de políticas públicas em prol do desenvolvimento do setor.

O secretário de cultura de Ponta Grossa e o coordenador da AMCG Cultura, Alberto Portugal, avaliou positivamente o encontro. “As reuniões são muito produtivas. Podemos observar o interesse dos gestores de cultura dos Campos Gerais em mostrar a força da nossa região, tanto na produção de cultura e de arte, quanto na difusão daquilo que é identidade dos nossos municípios. Teremos eventos de grande porte neste ano, o que só mostra o verdadeiro potencial existente”, exaltou.

Enciclopédia Cultural

O encontro também marcou o avanço das discussões acerca da nova Enciclopédia Cultural dos Campos Gerais. O projeto consiste na elaboração de uma plataforma online com foco no armazenamento de informações acerca das produções artísticas, culturais e históricas da região. Na reunião, foram detalhados os eixos e os critérios que devem nortear o site.

As categorias incluem ‘Pessoas’ (artistas, cantores, escritores, músicos, etc.); ‘Lugares’ (espaços culturais, feiras, museus, teatros, etc.); ‘Expressões’ (receitas, lendas, práticas religiosas, conhecimentos, etc.); e ‘Obras de Arte’ (textos, livros, quadros, grafites, etc.). Cada gestor de cultura receberá fichas, que serão preenchidas com os nomes que farão parte do projeto. Os participantes serão selecionados por cada município para fazer parte do projeto. A expectativa é que a plataforma entre em funcionamento já nos próximos meses.

da assessoria