A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) promove, nesta sexta-feira (4), a primeira reunião ordinária de 2025. O evento será realizado a partir das 16h, no Cine Teatro Municipal de Palmeira, com a participação de prefeitos e prefeitas da região. Na ocasião, o departamento jurídico da entidade fará uma apresentação detalhada sobre a proposta de implementação de um novo consórcio multifinalitário, coordenado pela AMCG, para que os gestores municipais iniciem o debate sobre a possibilidade.
A reunião também contará com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, que participará de um diálogo com os prefeitos sobre as iniciativas e programas ofertados pela pasta. Na sequência, conforme a pauta, está previsto um momento de diálogo com representantes do Instituto Água e Terra (IAT). O evento será aberto à cobertura de veículos de imprensa.
A presidente da AMCG e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, reforça o convite a todos os prefeitos das 19 cidades que compõem a Associação. “Será uma reunião muito importante, em que poderemos dialogar sobre a possibilidade de implementar um novo consórcio e também sanar todas as dúvidas com o departamento jurídico. Além disso, contaremos com a presença do secretário Carboni, o que abre mais um espaço relevante de diálogo com o Governo do Estado. Contamos com a presença de todos”, destacou.
Consórcio Multifinalitário
Um consórcio multifinalitário é uma forma de associação entre municípios com o objetivo de compartilhar recursos, serviços e soluções em diferentes áreas da administração pública. O termo “multifinalitário” refere-se à atuação do consórcio em várias frentes ou finalidades ao mesmo tempo. Por meio dessa modalidade, é possível firmar convênios, receber repasses estaduais e federais, além de realizar licitações em nome dos municípios consorciados.
da assessoria