A cardiotocografia na teoria e na prática. Equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) esteve na última segunda-feira (7) em São João do Triunfo para mais uma capacitação. O exame, gestacional e não invasivo, monitora a frequência cardíaca do bebê e as contrações uterinas. “Ele é muito importante para avaliar o bem estar fetal, detectar sinais de sofrimento fetal precoce e também para auxiliar na tomada de decisão clínica”, esclarece a enfermeira do CimSaúde, Sabrina Dátola.
O médico ginecologista e obstetra, Octacílio da Silva e Couto, foi quem ministrou a nova capacitação que faz parte das ações de matriciamento do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios de Saúde, o Qualicis. Conforme o especialista, a realização do exame, de maneira satisfatória, é essencial para deliberar sobre o parto e a necessidade de acompanhamento adicional da gestante. “Além disso, conseguimos monitorar o crescimento e o bem-estar do bebê”, conta.
Conforme a secretária municipal de saúde de São João do Triunfo, Ediane Burdinski, a capacitação foi muito importante frente a necessidade de atualização e aperfeiçoamento dos profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Primária e do Hospital Filantrópico do município. “A demanda foi levada ao CimSaúde através da Secretaria Municipal de Saúde em virtude do município possuir um equipamento cardiotoco e o mesmo estava sem utilização”, esclareceu.
Atualmente, todas as gestantes triunfenses que tinham a indicação de realizar o exame, realizavam o deslocamentos aos municípios de Ponta Grossa e Campo Largo. “Com a instalação deste equipamento e capacitação dos profissionais, conseguiremos atender alguma das demandas existentes, assegurando mais comodidade para as gestantes que não necessitarão deslocar-se para outros municípios para essa realização”, comemora a secretária.
Das assessorias.