Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Saúde de Tibagi orienta suspeitos de COVID-19 a procurarem atendimento médico logo nos primeiros sinais da doença

2020-08-04 às 17:20

Com o atendimento logo no início, é possível realizar o tratamento precoce e evitar o agravamento dos sintomas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta a pacientes com sintomas de COVID-19, ou de qualquer síndrome respiratória, para que procurem atendimento médico, na unidade de saúde mais próxima de sua residência, logo nos primeiros indícios da doença.

O secretário municipal pasta, Wilson Silva, detalha os principais sintomas e explica os benefícios do tratamento precoce. “A gente vem orientar as pessoas que tenham, principalmente, febre, falta de ar, dor pelo corpo, tosse, e diarreia para que procure atendimento para avaliação médica, não deixando que esses sintomas evoluam, podendo trazer um quadro mais grave da doença”, diz.

No atendimento médico será avaliado o melhor tratamento e as medidas necessárias a serem cumpridas. O profissional também decidirá se é necessário isolamento ou não, o tipo de teste que deve ser realizado e quando será realizado, tudo de acordo com rigorosos protocolos de saúde.

Os exames do tipo RT-PCR devem ser feito entre o terceiro e sétimo dia de início dos sintomas, preferencialmente no quinto dia. Já o teste rápido é realizado a partir do sétimo dia do início dos sintomas, preferencialmente no décimo.

As terapias medicamentosas e de diagnóstico seguem as normas propostas pelo Ministério da Saúde

A SMS também reforça para que o paciente procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. Relembrando que a Clínica da Mulher é a única da rede pública municipal que NÃO realiza atendimentos a pacientes suspeitos de COVID-19 e outras síndromes respiratórias.

Informações/Foto: Prefeitura de Tibagi