A Saúde Mental tanto dos colaboradores quanto dos pacientes foi abordada em palestra do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) na última semana.
“Contamos com uma Linha de Atenção à Saúde Mental, com foco nos pacientes encaminhados. Mas temos que ressaltar a importância de nossos colaboradores também cuidarem de sua Saúde Mental para melhor atender os pacientes”, destaca a diretora, Pâmella Costa, completando que temas que vem de encontro com os casos atendidos no ambulatório do Qualicis, Programa Estadual de Qualificação do Consórcio.
Na Saúde Mental, os transtornos afetam os pensamentos, comportamentos, as emoções e o relacionamento com o outro. Coordenadora administrativa do Qualicis, Gabrieli Cunha, destacou a importância do tema tratado. “Contamos com muitas ‘marcas’ ao longo da vida. E elas permanecem conosco, afetando algumas situações do dia a dia. Precisamos ir em busca de tratamentos para conseguirmos lidar com as situações que passamos”, avalia, destacando ainda a procura por profissionais certos e qualificados. “Desta maneira, a chance de melhora é muito grande”, conta.
Além de dicas sobre como lidar com a própria saúde mental, a capacitação abordou alguns dos transtornos mais comuns, como a depressão, ansiedade, transtornos de humor, de personalidade, psicóticos e de desenvolvimento. “Hoje vemos muitos casos de Transtornos de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD). As atualizações são de suma importância para o tratamento destes pacientes”, conclui.
Das assessorias.