A Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Sindicato Rural de Castro e Senar, promoveu nos dias 9 e 10, na Associação de Produtores União, curso para produtores de tilápia. O conteúdo abordado foi boas práticas de manipulação de alimentos e receitas dos processados do peixe para agregar valor ao produto que poderá ser comercializado no Mercado do Produtor.
De acordo com a diretora da Secretaria, Patricia Guera, o curso fechou o ciclo do processo que iniciou com a seleção dos produtores interessados na criação de peixes e que dispunham de local apropriado, capacitação dos produtores, instalação dos tanques e a entrega dos alevinos, além do apoio técnico que a secretaria continua prestando. “O curso de receitas e boas práticas culmina o trabalho realizado para os produtores que poderão agregar valor ao produto e ter uma renda ainda melhor melhor”, destacou.
O programa de incentivo à piscicultura desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Castro por meio da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo incentivar a piscicultura como alternativa de renda para produtores que já contam com estrutura nas propriedades. A Prefeitura doou os alevinos e a ração, além de prestar assistência técnica e promover a capacitação dos produtores. Parte da produção será entregue para a merenda escolar.
O programa já está beneficiando três pequenos produtores de Castro que estão criando peixes em tanques nas propriedades do Maracanã, Abapan e Ponte de Zinco e para o próximo ano, mas três produtores devem iniciar a atividade.
da assessoria