A Secretaria Municipal de Saúde vai suspender por 30 dias, a partir desta sexta-feira (28) a agenda de exames eletivos e de coleta de exames laboratoriais, mantendo a agenda para urgência e gestantes. Também estarão suspensos neste período, exames complementares de Raio X, tomografia, ultrassom, eletrocardiograma e encaminhamento de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) que não caracterizem urgência.
Também serão remanejados o médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Rio Branco nas quintas e sextas-feiras para a UBS do Socavão e o médico da UBS Jardim das Araucárias nas segundas e quartas-feiras para a UBS do Abapan.
A secretária de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, destaca que as mudanças se devem em decorrência da Covid-19, uma vez que as equipes de Atenção Primária são responsáveis pelo monitoramento dos casos de coronavírus, acumulando a vacinação contra a gripe H1N1, além da falta de profissionais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por motivo de isolamento ou outras questões de saúde. “Precisamos remanejar alguns serviços e profissionais para prestar o melhor atendimento possível à população nesta pandemia” disse a secretária.