há 3 horas
Publicado por Gabriel Aparecido

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontou, em nova previsão, que o mês de janeiro deverá contar com altas temperaturas e um grande acúmulo de chuvas por todo o estado. Segundo o Sistema, o mês segue com aumulado de chuva e temperaturas dentro da média vista em ano anteriores.
De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, em janeiro há o predomínio de intensas massas de ar quente e úmido. Como a atmosfera fica com grande quantidade de umidade, tempestades se formam com frequência. “Chuvas mais significativas, mais volumosas, ocorrem entre a tarde e a noite. As tempestades de verão não duram por muito tempo, mas como elas têm uma grande capacidade de gerar chuva, muitas vezes levam a inundações, alagamentos e às vezes até enxurradas”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Segundo o meteorologista, em janeiro de 2026 não é esperado nenhum período de estiagem. As temperaturas seguirão os altos valores de média e, devido a umidade elevada, o cálculo de sensação térmica com frequência resultará em valores acima dos registrados nos termômetros, causando o desconforto do abafamento.
O simepar traz que tanto nos Campos Gerais, quanto no Sul do estado, as temperaturas míminas devem ficar mais baixas, dentro da média dos 16 ºC e 18 ºC. As máximas seguem o mesmo padrão, mantendo-se na média histórica entre os 26 ºC e os 28ºC. Entretanto, Telêmaco Borba e outros municípios próximos deverão ter temperaturas mais altas que o restante da região, com tempreaturas que devem ultrapassar os 30 ºC.
Além dos Campos Gerais, o volume de chuva fica alto em todo o estado. Pela região, os municípios próximos a Jaguariaíva são os que devem apresentar um meno acumulado, com média entre os 100mm e os 125mm. São João do Triunfo e outros município próximos podem apresentar um voleme pouco maior, com uma média variável de 125mm e 150mm.
Já Ponta Grossa, Telêmaco Borba e demais municípios próximos destas cidades devem ter grandes acumulados de chuva durante o mês, permanecendo entre os 175mm e os 200mm.