Uma simulação de acidente com múltiplas vítimas (AMUV) mobilizou equipes de saúde, neste domingo (28), em Castro. A atividade foi realizada pela APHSOSRESGATE e contou com parceria da Secretaria Municipal de Saúde.
A atividade aconteceu no Parque Lacustre, por volta de 15h. Diversos instrutores, socorristas e profissionais da área estiveram presentes na simulação, como o Samu, a Secretaria e serviços de resgate particular.
Além disso, também foram mobilizadas as equipes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “A simulação visa uma interação pré-hospitalar com o atendimento intrahospitalar, que seria as unidades de saúde de Castro”, destaca o secretário Matilvani Moreira.
Na avaliação do presidente da APHSOSRESGATE, Edenilson P. da Silva, o exercício teve grande êxito. “A atividade foi bem sucedida, estamos sempre analisando os pontos a se melhorar. Sempre que se trata de vítimas graves, o nosso muito é pouco. Quanto mais nós nos aprimorarmos, mais profissionais qualificados estarão atuando na área”, diz.
Todos os feridos na simulação eram atores com maquiagem realista, representando uma cena de um grave acidente. O evento foi aberto ao público, que pode acompanhar como se realiza o atendimento neste tipo de situação grave. A próxima simulação acontece no início de 2026, também no Parque Lacustre.
Com informações da assessoria