Juntamente com o Movimento Viramais e o Projeto Planeta Amigo, a rede de supermercados Tozetto incentiva o descarte correto de isopor, com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) do material em todas as unidades. A parceria teve início há cerca de seis anos e também conta com o apoio do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (SINEPE/PR).
Segundo a Diretora do Supermercado Tozetto, Carolina Tozetto Fanchin, a reciclagem do isopor já era uma necessidade antiga, e com a parceria do Movimento Viramais isso foi possível. “A viabilização da reciclagem das embalagens de isopor já era uma necessidade antiga, almejada e reivindicada há tempos pelos vários envolvidos na cadeia de consumo, principalmente pelos consumidores finais, que são os clientes do Tozetto, e também por nós, que comercializamos as embalagens”, explica.
Porém, sem o equipamento que diminui o volume do material para que o transporte seja otimizado, a reciclagem não era viável por conta do baixo valor da carga. “Então por meio do projeto Viramais a foi executada a instalação da extrusora em nossa cidade, tornando assim viável toda a cadeia da reciclagem”, conta Carolina.
De acordo com o educador ambiental e coordenador nacional do Movimento Viramais, Ivam Michaltchuk, o programa tem dois objetivos básicos. “Levar educação ambiental para escolas públicas, particulares e população em geral com o mote ‘O Isopor® não é lixo’ e reintroduzir embalagens e resíduos de EPS na cadeia produtiva, transformando-os em novos produtos (brinquedos, molduras, rodapés, perfis decorativos, etc)”, explica.
O projeto aceita todos os tipos de isopor: tanto embalagens de EPS para alimentos (bandejas, copos, pratos e embalagens delivery) como os blocos que embalam eletrodomésticos e eletroeletrônicos; desde que o material esteja limpo e seco. Segundo Ivam, esta é a maior dificuldade para o trabalho. “O ponto principal é que, para serem recicladas, todas as embalagens precisam estar limpas e secas. Este é nosso maior desafio”, conta.
As pessoas que desejarem descartar as embalagens de isopor devem depositar o material nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que estão localizadas em todas as unidades dos supermercados Tozetto.
Após ser descartado, o isopor é encaminhado para a cooperativa de reciclagem Acamaro, onde colabora com a renda de vários catadores de recicláveis da região. Depois disso, o material é comercializado para o parceiro nacional do Movimento Viramais, a Santa Luzia Molduras, e vira matéria-prima de produtos como rodapés e revestimentos de poliestileno.
Para a Diretora da rede de Supermercados Tozetto, o projeto tem grande importância para a empresa. “Para os supermercados Tozetto o Viramais é de suma importância, pois como comercializadores, temos nossa parcela de responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos e suas embalagens. A reciclagem de embalagens representa uma grande economia ao meio ambiente nas duas pontas, ao transformar o que seria um passivo ambiental em novos produtos. Além de movimentar toda uma cadeia de negócios e renda para os trabalhadores e empresas que coletam, transportam, processam e produzem novos produtos a partir do material reciclado”, conclui Carolina.