Após a forte chuva de granizo que atingiu o município de Castro nesta terça-feira (26), produtores rurais da região têm registrado os danos causados às plantações. De acordo com a assessoria da Prefeitura de Castro, sete produtores rurais buscaram o poder público até o momento, relatando danos nas estruturas de suas propriedades. Barracões de máquinas, leiterias, avicultura e suinocultura foram os principais afetados.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Agricultura informou que está prestando todo o apoio e solidariedade aos produtores rurais afetados pelo fenômeno climático. Nesta quinta-feira (28), o secretário municipal de Agricultura, Reinaldo Cardoso Filho, irá se reunir com pequenos produtores do município para avaliar os estragos causados nas hortaliças.
Apesar disso, não houve registro de danos às lavouras, já que as culturas de soja, milho e feijão ainda não haviam sido plantadas. A Prefeitura destacou, ainda, que podem ter ocorrido estragos mais abrangentes em outras propriedades, com muitos produtores acionando seguros privados, sem relação com o poder público.
A Prefeitura de Castro informou ao Portal D’Ponta News que ainda está sendo realizado um levantamento dos danos e que maiores informações serão divulgadas posteriormente, após a reunião da Secretaria de Agricultura com os produtores da região.
Por Gabriel Aparecido, sob supervisão de Heryvelton Martins