Terça-feira, 16 de Abril de 2024

UEPG promove visitação virtual ao Buraco do Padre; saiba como acessar

2021-04-14 às 09:30

O Departamento de Geociências, juntamente com o Laboratório de Turismo em Áreas Naturais (Labtan), do Departamento de Turismo, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove, no dia 24 de abril, visita virtual ao Geossítio Buraco do Padre. A iniciativa ocorre em parceria com o Parque de Natureza Buraco do Padre e Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (Gupe). O evento acontecerá ao vivo, das 16h às 17h, pelo canal do Gupe no YouTube, e emitirá certificado aos participantes.

De acordo com o professor do curso de Geografia, Gilson Burigo, a UEPG tem uma longa tradição em pesquisas e formação de recursos humanos em temas geocientíficos, com grande destaque nas áreas de geoconservação, geoturismo e givulgação em geociências. “Por isso temos docentes, discentes e egressos com vínculo robusto junto às entidades organizadoras do  Geodia”. Segundo o professor, o patrimônio geológico dos Campos Gerais é famoso nacionalmente e, como tem sido objeto de diversas pesquisas da UEPG e Gupe, o grupo privilegiou o Buraco do Padre como local para visitação virtual.

Gilson revela que o grupo ainda pretende avançar na divulgação de geociências, como um conhecimento fundamental para a sociedade. “Em termos locais, pretendemos reforçar a necessidade de conservar as áreas especiais do patrimônio geológico, os chamados geossítios, destacando seu valor cênico, ecológico, cultural, mas principalmente seu valor para a ciência, educação básica e superior”, completa.
O evento faz parte da programação do 1º Geodia, que é inspirado no encontro similar espanhol Gelodía. O encontro virtual inicia às 9h, com doze atividades simultâneas, e participação de diferentes grupos e entidades de todas as regiões do Brasil. Durante a transmissão, geocientistas terão espaço para responder questões sobre temas geológicos, geomorfológicos e de geoconservação. As perguntas podem ser enviadas previamente pelo e-mail [email protected] ou durante a transmissão. A programação completa está no site do Geodia.
da CCom UEPG